Os idosos que frequentam os Centros de Convivência em Petrolina terão um dia especial nesta quarta-feira (01/10) em comemoração ao Dia Nacional do Idoso. A partir das 8h, o Centro de Convivência do Idoso Vó Pulú, se transformará em um espaço reservado para a comemoração, com atividades recreativas, gincanas para os idosos e convidados. O Dr. Érico Wanderley fará uma palestra, falando da saúde na terceira idade e cuidados com o corpo. Toda a comunidade está convidada.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 com o objetivo de estimular uma reflexão da sociedade sobre temáticas relacionadas aos idosos. O dia 1º de outubro também marca a criação do Estatuto do Idoso, segundo a lei número 11.433, de 28 de Dezembro de 2006. Dentre as leis contidas no documento, estão o desconto de 50% em atividades culturais, de lazer e esportivas, a inclusão de programas nos meios de comunicação com conteúdos culturais e educativos sobre o processo do envelhecimento e penalidades para a veiculação de imagens que desrespeitem as pessoas mais velhas, além da punição para o abandono dos idosos sem assistência.
A secretária Célia Regina Carvalho falou da data que não deve passar despercebida, e que os idosos é parte importante na política de assistência. “Nós queremos parabenizar cada idoso por esse dia e ainda reiterar que estamos trabalhando para dar mais assistência aos grupos de idosos formados em Petrolina ” afirma a Secretária.
Petrolina tem cerca de 500 idosos que participam de grupos em diversos bairros da cidade. Os Centros de Convivência de Idosos são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Localizados nos bairros do Alto do Cocar e do loteamento Eduardo, o CCI é um equipamento público da Prefeitura Municipal de Petrolina que atende idosos para o desenvolvimento de tarefas da vida diária. Entre as 07h e 17h de segunda à sexta-feira, os idosos participam de atividades físicas, pedagógicas, artísticas, culturais e ainda recebem cursos de artesanato, palestras e jogos educativos. Além disso, os idosos participam dos projetos que visam dar melhor qualidade de vida para a terceira idade e ainda recebem refeições gratuitas.
Fonte: ASCOM Cidadania/PMP