Paula Theotonio

Com objetivo de oferecer orientações para quem procura desde o turismo de negócios ao cultural e de lazer, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empetur, lançou no último dia 11 o guia “Rota do Rio São Francisco”. A publicação terá distribuição entre agentes do trade, conta com tiragem inicial de 30 mil exemplares e elenca a diversidade de atrações turísticas nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco, Itacuruba, Petrolândia e Tacaratu.
O guia chega num momento de grande expectativa para o setor. Através de uma articulação do Sebrae Unidade Sertão do São Francisco, um grupo formado por donos de restaurantes, hotéis, vinícolas, entidades, artesãos e receptivos turísticos formatou nove roteiros turísticos – incluindo passeios pela caatinga, esportes náuticos e radicais, até os já clássicos enogastronômicos. Já no primeiro semestre de 2015, estas informações estarão disponíveis em um website, onde os roteiros serão comercializados, e em material publicitário para envio às operadoras e promoção em eventos e feiras em todo o Brasil.
“Temos inúmeros atrativos, mas essa informação não está organizada ou segmentada para o mercado. Estamos perdendo a oportunidade de atrair uma gama imensa de pessoas à nossa região. A partir de 2015, entraremos no mapa do turismo brasileiro”, disse a gestora de projetos de turismo do Sebrae, Kátia Souza.
E os dados não mentem. Segundo pesquisa da Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco, realizada em maio de 2014 com 579 pessoas no Aeroporto Senador Nilo Coelho e Terminal Integrado de Passageiros, 41,49% dos turistas que vêm à cidade são de Pernambuco, 47,40% vêm a trabalho e entre os que vieram a passeio, 80,77% chegaram após receber indicações de parentes e amigos. E do total, menos de 7% dos visitantes decepcionaram-se com o que encontraram na cidade: a expectativa foi superada ou correspondida entre 93,29%.
O trabalho, segundo Kátia, não será encerrado com a criação do material promocional. O trade deverá continuar se reunindo para aprimorar os roteiros, os serviços e colocar em prática o planejamento de marketing.




