A noite de sexta-feira (30) ficou mais bonita para os 150 casais que realizaram o sonho de oficializar a união matrimonial no segundo mutirão para casamento comunitário a céu aberto de Petrolina. A celebração aconteceu na Concha Acústica, localizada na Praça Dom Malan e foi idealizada pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria da Mulher.
No primeiro momento da cerimônia, os nubentes assinaram documentos para oficialização da união. Logo em seguida, houve uma cerimônia ecumênica com a presença do Pastor Elci Ribeiro, a Missionária da Igreja Católica, Maria de Fátima de Araújo e o Juiz Marcos Bacelar, que oficializou a união. Também estavam presentes o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães e a Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca. Finalizando a cerimônia, houve sorteio de brindes e foi servido um coquetel aos noivos.
Juntos há 15 anos, o casal Lupércio Campos e Luciana Mendes aproveitou a oportunidade do casamento comunitário para fortalecer os laços de união. “É uma oportunidade boa para quem deseja casar e não tem condições de pagar as despesas”, disse Lupércio que é servidor municipal e aproveitou as vagas destinadas à categoria. Não apenas realizando o sonho de oficializar a união, mas também de vestir-se tradicionalmente com o vestido de noiva, Francineide Maria da Silva formalizou a união de 14 anos com Sebastião Melquíades. “Sempre tive o sonho de casar, mas não tive oportunidade. Graças a iniciativa da prefeitura, agora somos casados”, ratificou.
As 150 vagas foram divididas entre três grupos: as pessoas que ficaram na lista de espera em 2011, com 48 inscrições; 50 para os servidores públicos do município, e 52 para os casais que pretendiam oficializar a união. “Hoje o dia é de vocês, a gente preparou com muito carinho esta festa, mas valeu a pena, ver a felicidade de vocês nos torna mais fortes para trabalhar pela união da família”, declarou aos noivos a secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca.
“A prefeitura, através da Secretaria da Mulher, está de parabéns. É um momento especial para essas pessoas que tinham o sonho do casamento e isso foi facilitado através das parcerias firmadas pelo município para que acontecesse essa celebração”, declarou o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães.
Todo o processo para a celebração do casamento comunitário teve três etapas e foi totalmente gratuito. As inscrições foram feitas no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, nos dias 17 e 18 de janeiro. Em outubro de 2011, mais de 100 casais conseguiram oficializar a sua união.