Foram iniciadas as obras de reurbanização da orla II de Petrolina, no Sertão pernambucano. Nesta primeira etapa está sendo feita a troca de piso e a construção das pistas de ciclovia e caminhada, além de ajustes na parte física do espaço. A previsão é que as obras sejam concluídas em abril deste ano e, no mês seguinte, comecem as etapas I e II do Parque Fluvial Velho Chico.
Para esta primeira etapa de obras, foram destinados R$ 1,3 milhão, resultado de recursos do município e do governo federal. Os serviços foram terceirizados e são prestados por uma empresa de construção da região.
Segundo o então secretário de obras, Rogério Valença, o piso, que hoje é de pedras portuguesas, será trocado por blocos intertravados. “Os benefícios desse novo piso é que ele é um bloco mais frio, mais indicado para região. Este tipo de pavimento também não requer de uma mão de obra especializada e por si só ajuda na iluminação”, explicou.
Valença ressaltou ainda que a troca do piso da orla II tornará o espaço mais acessível. “A grande finalidade é promover a acessibilidade. A substituição do piso beneficiará os deficientes, trazendo mais conforto e possibilitando um contato com as margens do rio”, relatou.
Rogério informou também que foram captados, junto ao Ministério do Meio Ambiente, recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente no valor de R$ 3, 680 milhões que serão aplicados no local. O recurso será utilizado na construção do Parque Fluvial Velho Chico que englobará a revitalização total da orla II e a construção da Escola do Meio Ambiente, local que servirá para realização de cursos e exposições de artes e artesanato.
Também está prevista a construção de um mirante com vista para o rio São Francisco e obras de revitalização da orla I e da área das barraquinhas. No projeto está incluso ainda produção de mudas para a recomposição da margem do rio, instalação de aparelhos de ginástica, praças com parque verde, bancos e espaço para leitura.
Além de Petrolina, as cidades de e Juazeiro, na Bahia, Pirapora e Januária, em Minas Gerais, também foram contempladas com as obras do Parque Fluvial Velho Chico.
G1