Disseminar a literatura e os benefícios da leitura em toda a região é a proposta da 1ª Festa Literária da Univasf (Fliunivasf), que será realizada de 29 a 31 de outubro, como parte das comemorações pelos 10 anos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, idealizado e coordenado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf, irá acontecer no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA). A Fliunivasf será aberta ao público em geral e a expectativa é que cerca de duas mil pessoas visitem o evento durante os três dias.
Com o tema “Múltiplos Diálogos: Olhares e Expressões Interdisciplinares no Sertão”, a Festa Literária irá homenagear os escritores Ariano Suassuna e João Ubaldo Ribeiro, falecidos no último mês de julho. A programação do evento inclui palestras, mesas redondas, oficinas, feira de livros, lançamentos de obras literárias e sessões de autógrafo, exposições, exibições especiais do Cinema no Vale, além de apresentações de outras manifestações culturais, como música e dança.
A festa também contará com atividades específicas para o público infanto-juvenil no Espaço Infantil Chiquinho, onde haverá contação de histórias. E a literatura de cordel terá destaque durante o evento com uma área exclusiva, intitulada Espaço Cordel. As atividades serão realizadas simultaneamente ao longo do evento.
A bibliotecária Sara Torres, integrante da comissão organizadora da Fliunivasf, destaca que a festa conta com o apoio de outras instituições parceiras, como a Embrapa Semiárido, a Fundação Pedro Calmon, editoras universitárias, como a Edufba, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e livrarias, que estarão com estandes para exposição e comercialização de livros e outras publicações.
O evento também visa valorizar e resgatar obras literárias relacionadas ao Sertão. Nesse sentido, irá promover o lançamento de títulos com essa temática. “Pretendemos despertar na população do Vale do São Francisco o prazer pela leitura, ampliando o horizonte do letramento e fomentando o conhecimento através do livro e de temas ligados à literatura, à história do Sertão e às questões político-sociais”, destaca o diretor do Sibi, Lucídio Alencar.