O bairro João de Deus foi contemplado com a primeira Ocupação Social de Impacto, em Petrolina, realizada pela Secretaria de Articulação Social e Regional (Seart), através do Programa Governo Presente. O evento aconteceu sábado (15), pela manhã, na escola Eneide Coelho Cavalcanti.
Entre participantes da Ocupação e atendimentos realizados durante a ação circularam, aproximadamente, 800 pessoas. Vários serviços foram prestados a comunidade como avaliação física, emissão de carteira de Trabalho, RG, CPF, identidade, teste rápido para Hepatite C, classificação de habilitação, atendimento jurídico e psicossocial. Além desses, palestras do Corpo de Bombeiros, Planejamento Familiar e inscrições para o curso Domestica Legal. O Patronato também participou da ação realizando atendimento aos egressos do sistema penitenciário.
O evento começou com apresentações do Coral Som de Júbilo, da escola Jornalista João Ferreira Gomes, uma peça teatral “Estatuto do Homem”, da escola Pacífico da Luz, grupos de Hip Hop, bandas de fanfarra das escolas Otacílio Nunes e Marechal Antonio Alves Filho, grupo de capoeira Muzenza, da escola Eneide Coelho, e aula de dança pelo professor Flávio Donato.
Entre uma apresentação e outra o Corpo de Bombeiros fez um treinamento no pátio da escola Eneide Coelho orientando as pessoas sobre o modo de agir em caso de atendimento a primeiros socorros e prevenção a acidentes com fogos de artifícios durante as festas juninas. Foi apresentado ainda o programa Paulo Freire, que promove educação de qualidade para população jovem, adulta e idosa não alfabetizada, assegurando o seu ingresso na educação básica.
Entidades envolvidas
Para Ocupação Social no bairro João de Deus participaram diversas secretarias estadual, municipal e instituições como Sebrae, Sesi, Defensoria Publica, Corpo de Bombeiros, CREAS regional e municipal, Secretaria municipal da Mulher, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Defesa Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Expresso Cidadão, DETRAN, COAS (Centro de Orientação e Apoio Sorológico), Compesa, Secretaria de Esporte e Lazer estadual, Conselho Tutelar, Secretaria municipal de Cultura e Secretaria de Educação municipal e estadual. O evento contou ainda com apoio das Policias Militar e Civil do Estado.