A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará amanhã (25) o “1º Encontro de Orientação para o Ciência sem Fronteiras” para que os estudantes da Univasf e de outras Instituições de Ensino Superior do Vale do São Francisco que desejam estudar no exterior possam conhecer melhor o programa. O evento será realizado no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), das 8h às 12h. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. O encontro é promovido pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf em parceria com a Aiesec.
A programação iniciará com uma mesa redonda sobre “A Importância da Mobilidade Estudantil Internacional”, que terá a participação do assessor de Relações Internacionais da Univasf, Isnaldo Coêlho; da coordenadora do Inglês sem Fronteiras, Jenny Miner; e do coordenador da Aiesec no Vale do São Francisco, Francisco Elde Oliveira Junior. A mesa também contará com a presença do estudante da Univasf Alexandre Magno Miranda, que participou do Ciência sem Fronteiras em 2013 e descreverá sua experiência no intercâmbio e o contato com a cultura e o ensino de outro país.
Durante o evento, serão apresentados os trâmites necessários para participar do programa Ciência sem Fronteiras e algumas curiosidades, como as instituições que mais recebem alunos brasileiros. Os participantes irão conhecer também o projeto Tutores sem Fronteiras, idealizado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf, que visa difundir na instituição o conhecimento adquirido pelos egressos em suas experiências de mobilidade internacional.
Atualmente, de acordo com o assessor Isnaldo Coêlho, a Univasf tem 156 alunos estudando no exterior por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Outros 70 estudantes das áreas de Engenharias, Saúde, Ciências Biológicas, Farmacêuticas e Agrárias da Univasf tiveram inscrições homologadas para participar do programa este ano e devem viajar no mês de junho.
Coêlho ressalta que o “1º Encontro de Orientação para o Ciência sem Fronteiras” levará aos participantes informações essenciais sobre o caminho para estudar em outros países. “É importante para o aluno ter conhecimento sobre essa mobilidade internacional. No evento, também daremos dicas de comportamento em culturas diferentes da nossa”, diz.
Transporte – Haverá ônibus saindo do Campus Sede da Univasf, no portão em frente ao Parque Municipal Josepha Coelho, com horários de saída às 8h, 9h30 e 10h30. O retorno do Campus Juazeiro para Petrolina sairá do Complexo Multieventos, às 13h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da ARI: (87) 2101-6845.
Fonte: ASCOM UNIVASF