Cerca de 100 estudantes dos cursos de saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vão participar das atividades do “1º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco”, que será realizado amanhã (18). O evento, promovido pela Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI) da Univasf em parceria com a Associação de Surdos de Petrolina (ASP), pretende sensibilizar os profissionais de saúde a dar atendimento adequado à pessoa surda.
A programação inicia às 8h e segue até as 18h, no auditório da Biblioteca, no Campus Petrolina Sede. De acordo com a coordenadora do evento, Daniele Maciel, a base do atendimento de saúde é a comunicação. “Os participantes aprenderão a dar o devido atendimento aos pacientes surdos em sua especificidade linguística, a Língua Brasileira de Sinais (Libras)”. Haverá palestra sobre o tema “Perspectivas de atendimento em saúde à pessoa surda”, uma roda de diálogo com pessoas surdas e uma ação intitulada “Vivenciando e aprendendo sobre saúde em Libras”, que incluirá uma oficina com noções básicas de Libras.
Ainda conforme Daniele, a ideia da realização do workshop surgiu a partir de relatos do despreparo dos profissionais de saúde no atendimento à pessoa surda. “Quando um profissional de saúde não consegue se comunicar com um paciente, a qualidade do atendimento fica comprometida. O nosso maior objetivo é que os estudantes saiam aptos a prestar atendimento à pessoa surda respeitando a sua dignidade”, finalizou a coordenadora de Políticas de Educação Inclusiva.