Eu como gestor público representante do governo, me sinto estimulado com ações como essas, pois reflete o compromisso social do sistema privado em potencializar os resultados de ações realizados pelo setor público, foi dessa forma que o Secretário de Administração Edelvino Goés, agradeceu a iniciativa da AMBEV em doar 2 mil etilômetros ao Governo do Estado que foram repassados para o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA).
A ação aconteceu em solenidade realizada na sede da Organização Não Governamental (ONG) Cipó, localizada no bairro do Rio Vermelho. O evento faz parte das ações da empresa para o Dia de Responsa, promovido pela cervejaria em todo o Brasil, para promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas e tem como objetivo evitar a associação de álcool e direção.
Estiveram presentes diversas autoridades, a exemplo do Chefe de Gabinete do Detran, Márcio Luís Blanco que foi representando o Diretor Geral do Detran da Bahia, Maurício Botelho, a Diretora da Escola Pública de Trânsito Ana Cristina Regueira, o Assessor Técnico Genésio Luide, o Diretor de Patrimônio do órgão Reginaldo Batista Santos, além do diretor de Relações Socioambientais Ricardo Rolim e o Diretor Regional, Cassiano de Stefano.
Para Márcio Blanco, essa ação vai ajudar a aprimorar e ampliar as ações do órgão na fiscalização da lei seca Só temos a agradecer a Ambev por essa iniciativa, usaremos os aparelhos doados de forma educativa e também de forma punitiva, mostrando ao cidadão os perigos de ingerir bebida alcoólica e conduzir um veículo, essa parceria entre o poder público e o privado é de total importância pois resulta em benefícios para toda a sociedade concluiu Blanco.
O Detran foi o órgão escolhido por priorizar, orientar e sensibilizar o cidadão sobre os riscos dessa mistura, o órgão aproveitou a oportunidade e realizou um comando educativo nas mediações do largo da Lucaia, como parte das ações em comemoração a Semana Nacional de Trânsito (SNT) que este ano teve como tema Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas.
Após o evento, representantes da cervejaria realizaram visitas a bares e restaurantes para conscientizar donos de estabelecimentos, funcionários e clientes sobre a não venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.