Na manhã deste sábado, Petrolina estará toda em festa com as comemorações dos 118 anos de emancipação política da cidade. Este ano, a data será lembrada com a tradicional alvorada e o desfile de mais de 40 escolas, que farão uma especial homenagem ao cantor pernambucano Dominguinhos, trazendo às ruas detalhes da obra do artista, o carinho ao município e a efervescente cultura de Petrolina.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Eventos de Petrolina, Jorge Assunção, será realizada uma bonita festa que pretende reunir cidadãos de todas as idades. “Reforço aqui o convite do Prefeito Julio Lossio às famílias petrolinenses para acompanharem o desfile de 21 de setembro. A presença da comunidade é muito importante, pois é uma forma estar homenageando nosso município e preservando a tradição”, ressalta.
O festejo começará logo cedo, às 5h da manhã com a Alvorada, que sairá da Praça 21 de Setembro percorrendo as ruas do centro ao som da Orquestra Philarmônica. Após a apresentação, um delicioso café da manhã será servido aos presentes.
E as comemorações não param, às 8h, haverá o hasteamento da bandeira no Paço Municipal em frente a Prefeitura, com a presença do prefeito Julio Lossio e autoridades. E às 8h15 iniciará o desfile, com concentração na Praça das Algarobas. Cerca de mil crianças beneficiadas pelo Programa Municipal Nova Semente abrirão o desfile, dando passagem a equipe da Secretaria de Acessibilidade que trará as vitórias e conquistas das pessoas com deficiência, uma alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, também comemorado no dia 21. Em seguida, desfilará a Banda Marcial Petrape, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina (Sedest) e as escolas.
Serão mais de 40 escolas desfilando, entre municipais, estaduais e particulares. O legado de Dominguinhos vai inspirar todo o desfile. Cada instituição de ensino utilizará um álbum do artista para produzir suas respectivas apresentações. O desfile contará também com a participação de agremiações, das bandas marciais de Cabrobó, Orocó e do distrito de Vermelhos, além do desfile de mototaxistas e do Frevuca.
Após o desfile, a comunidade Petrolinense cantará os parabéns em homenagem aos 118 anos do município e haverá a distribuição do tradicional bolo.
Segurança e conforto
Durante o percurso, haverá toldos para proteger do sol quem assiste o desfile. Os idosos e pessoas com deficiência terão um espaço reservado em frente a Prefeitura Municipal, visando uma maior comodidade. Ambulâncias do corpo de bombeiros e Samu também estarão a disposição da população. Já para manter a segurança do festejo, estarão a postos a Guarda Municipal e a Polícia Militar.
Texto: Juliane Peixinho