A prefeitura de Juazeiro em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Mulher e Diversidade, realizou no último sábado (07), a 24° Caminhada da Mulher com o tema ‘Março Mulheres’. A caminhada em Juazeiro funciona como uma forma de manifesto das conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres no município.
Para a professora Márcia Farias, o 8 de Março significa bem mais que uma data comemorativa. “A política é um espaço historicamente masculino então eu fico muito feliz pelo movimento em torno da participação política da mulher, que aos poucos vem lutando por um lugar digno na sociedade. A prefeitura de Juazeiro está de parabéns pela realização do evento”, exclamou Márcia.
Caminhada da MulherDurante toda a caminhada, gritos de guerra como: ‘Não quero flores, quero o fim do feminicídio!’ ‘Igualdade!’ ‘Respeito!’ ‘Política!’, eram pronunciados por centenas de mulheres que tomaram a Avenida Adolfo Viana e a Orla da cidade. Para a microempreendedora Vitória Silva, ter a oportunidade de debater nas ruas questões sobre igualdade de gênero e empoderamento, é mais uma ferramenta que as mulheres da região têm pra debater sobre o assunto. ‘É muito importante que a prefeitura de Juazeiro na pessoa do prefeito Paulo Bomfim, nos dê essa voz, porque ficamos caladas por muito tempo. Com essa oportunidade, temos mais uma chance de vir às ruas e dar nosso recado. Por favor, mais respeito a nós mulheres. Afirmou Vitória.
Esse ano o evento em homenagem à mulher se estende por todo o mês de março, vai de palestras, rodas de conversa, pré-conferencia e reuniões com entidades sobre políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. Segundo Maria Quitéria, a necessidade de mais diálogo sobre o tema se faz necessário, uma vez que o quadro atual de feminicídio no país a cada dia vem aumentando.
“Nossos espaços estão abertos e nós vamos estar neles sim, porque o lugar da mulher é onde ela quiser por isso a importância de alargar mais os laços entre nós mulheres e nos reunirmos para aprendermos mais sobre nossos direitos perante essa sociedade machista. Agradeço ao prefeito Paulo Bomfim por entender a luta de nós mulheres juazeirenses contra o feminicídio e toda forma de injustiça a nós imposta, finalizou Maria.
Ascom/PMJ