Começou às 8h desta sexta-feira (29) a 2ª eleição de gestores e vices da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. Pais, alunos e professores acordaram cedo e fizeram questão de votar logo no início da manhã em muitas escolas. Munidos de documento de identificação com foto, os inscritos na lista de votantes estão se apresentando, fazendo suas escolhas e confirmando que o novo processo democrático de eleição das equipes gestoras, implantado ainda na primeira gestão do prefeito Isaac Carvalho, é sólido e ainda mais amadurecido do que na edição de 2010. A votação ainda segue até às 19h, e a Comissão Central espera que os 31 mil votantes compareçam aos seus colégios eleitorais para exercer mais esse direito, que é o do voto.
O primeiro aluno a chegar no Colégio Municipal Paulo VI foi Franklin Gabriel de Jesus Piler. O estudante da 8ª série confidenciou que estava ansioso para sua primeira votação. “6h15 já estava aqui, pois queria ser o primeiro. Gostei muito da sensação de escolher o gestor da minha escola e estou satisfeito de poder emitir a minha opinião”, revelou Franklin, que disse “estudar” no Paulo VI desde a barriga da mãe, já que ela grávida frequentava a mesma escola. “Minha vó trabalhou aqui, minha mãe terminou os estudos nessa escola e ainda pequeno fui matriculado no Paulo VI. Então, fazer parte dessa história é motivo de alegria”, contou.
Muitos pais também fizeram questão de aproveitar o início da manhã para participar do processo eleitoral, como a recepcionista e mãe de duas filhas que estudam na Rede Municipal, Neila dos Santos Vieira. “Acho essa eleição uma ótima oportunidade para os pais se aproximarem da escola. Através do voto nós temos a opção de escolher o que julgamos melhor para a educação dos nossos filhos. Antes era imposto, agora somos nós que decidimos. Além disso, acho muito importante que os adolescentes assumam essa responsabilidade de escolher quem será o gestor da sua unidade de ensino. Assim eles já vão praticando a cidadania”, destacou.
A gestão democrática, implantada pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Educação e Esportes, vai além da escolha dos gestores pelo voto. Ela envolve a comunidade em todas as decisões, inclusive sobre o uso dos recursos financeiros oriundo do Programa de Autonomia Financeira das Escolas (PROAFE), que também é uma iniciativa dessa gestão. “Nós buscamos democratizar a educação por meio da reativação dos conselhos escolares e dos grêmios estudantis, da escolha dos gestores através do voto e também possibilitando que as unidades de ensino tenham verba própria para as necessidades mais urgentes. Dessa maneira fortalecemos o controle social e fornecemos os meios necessários para que a verdadeira democracia aconteça. Estamos muito felizes com essa segunda eleição, principalmente porque ela se apresenta, até o momento, muito mais sólida e madura. Sem dúvida, essa é a consolidação de um trabalho que vem dando certo”, avaliou o titular da SEDUC, Clériston Andrade.
Para fazer uma boa escolha e votar certo, o pai Josué de Britto acredita que a comunidade escolar deve fazer parte do dia a dia da unidade de ensino. “Só pode votar bem quem conhece a realidade e as necessidades da escola. Por isso, acho que uma iniciativa como essa aproxima a família e contribui com a educação”, ressaltou. Os professores também têm papel importante nesse processo, já que também votam e fazem parte das Comissões Eleitorais Escolares. “Os ganhos são muitos. Até a harmonia da escola melhora e a qualidade do ensino evolui”, ponderou à educadora Juscélia Berlfort Duarte.
Após as 19h, as urnas serão lacradas e repassadas às mesas escrutinadoras que deverão começar a apuração imediatamente. Todas as urnas serão devolvidas à Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, ainda nesta sexta-feira, com o resultado registrado em ata.
SEDUC






