Por Emaísa Lima
Após nove meses de aula, 78 alunos concluíram o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar 2014, realizado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Juazeiro.
A solenidade realizada na tarde da última sexta-feira (26), na área cívica do Batalhão-Escola, marcou a formatura da turma que inicia a carreira militar, que requer ainda mais esforços e dedicação, atitudes necessárias para encarar os desafios impostos pela profissão.
O tenente-coronel do 3º BPM, Nilton Paixão, destaca a importância do momento e fala sobre o aumento de contingentes nas ruas. “Estou há nove meses no comando do batalhão e essa é a primeira turma que estamos formando. Perceber que o nosso trabalho foi bem feito é gratificante. Nós acompanhamos a turma, desde o primeiro dia em que chegou aqui nesta unidade e hoje, vislumbramos o crescimento profissional de cada um deles e estamos cientes que são homens e mulheres prontos para servir a comunidade”, declarou.
Para o comandante da Companhia de Formação de Alunos, capitão Melo, a noite é o ápice dos trabalhos. “A noite de hoje tem uma simbologia muito importante. É a coroação de um trabalho realizado sobre a liderança do nosso comandante Nilton Paixão, que abraçou, realmente, esta missão de formar novos policiais militares, novos cidadãos, os quais estarão à disposição, a partir de hoje para servir e bem servir, a sociedade juazeirense e do Vale do São Francisco. Então para nós é uma satisfação poder participar deste processo, de uma missão tão nobre que é o de entregar pessoas que serão verdadeiros guardiões da sociedade”, expôs.
O soldado da Polícia Militar da Bahia, Marcos Felipe dos Santos, falou em nome de todos os formandos. “Nove meses depois vejo muita batalha vencida, muita dedicação, não apenas minha, mas também dos alunos e agora companheiros de polícia. Passamos por muita dificuldade, viemos do mundo civil, vimos coisa nova e para nós, isto está sendo muito importante e estamos muito felizes. A partir de agora é só comemorar, graças a Deus! E cumprir a nossa missão que é ajudar a sociedade”, concluiu.
A solenidade foi finalizada com a entrega dos certificados, premiação dos melhores colocados no curso (1º, 2º e 3º colocados) e o desfile em continência ao Pavilhão Nacional. Além da realização de uma homenagem póstuma ao subcomandante do 3º BPM, major Dória.