Com tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, iniciou nesta quarta-feira (08), na Univasf a 5ª Conferência das Cidades, em Juazeiro. Mais de 500 pessoas participaram do primeiro dia do evento, levantando propostas para melhorias na zona urbana e rural do município.
Na solenidade de abertura, representando o prefeito Isaac Carvalho, o vice-prefeito Francisco Oliveira falou da importância da participação popular e das instituições na discussão de politicas públicas para o desenvolvimento urbano. “Precisamos planejar o futuro da nossa cidade, e para isso, cada um de vocês tem um papel fundamental nessa construção. O prefeito Isaac Carvalho tem firmado parcerias com o Governo Estadual e Federal, aprovando projetos importantes como a construção do Anel Viário, a intervenção Urbana do PAC2, obras que irão transformar a nossa Juazeiro”, afirmou o vice-prefeito.
Fizeram parte da mesa de abertura, a secretária de Desenvolvimento Urbano e coordenadora do evento, Célia Regina Carvalho, o vice-reitor da Univasf, Télio Nobre, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Filho, o superintendente da Codevasf, Emanuel Lima, representante da União Nacional por Moradia Popular/Bahia, Marli Carrara, o representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores, Ramiro Pedro Cora, representantes do deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB) e do estadual Carlos Brasileiro (PT).
A coordenadora do evento, Célia Regina Carvalho realizou uma apresentação evidenciando as ações do Governo Municipal na área de Desenvolvimento Urbano, e em seguida foi formada a mesa diretora que fez a leitura do Regimento. No turno da tarde, os participantes tiveram oportunidade de participar de cinco eixos temáticos: Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU, Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial, Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade e Urbanismo e seus impactos sobre o Rio São Francisco.
O representante do CREA de Juazeiro, Luciano Miranda ficou surpreso com a quantidade de pessoas. “Fiquei satisfeito com a qualidade e a quantidade dos conferencistas, já participei de vários eventos semelhantes, mas esta Conferência superou as minhas expectativas, a organização está de parabéns. Vamos levar propostas construtivas para a etapa Estadual”, ressaltou Luciano Miranda.
Nesta quinta-feira (09) os conferencistas irão apresentar as propostas discutidas nos eixos temáticos, além de eleger os nove delegados que participarão da etapa Estadual para defender as propostas aprovadas, no mês de agosto.