SESAU
Na tarde desta segunda-feira (11), aconteceram diversas palestras dentro da programação da 5ª Semana do Bebê 2015, no Complexo Multieventos, da Univasf, Campus Juazeiro. A presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento – ReHuNa e representante do Unicef , a médica epidemiologista Daphnne Rattner, ministrou a palestra magna sobre ‘Parto e Nascimento Humanizado’ e a Coordenadora da Maternidade Municipal, Fabíola Ribeiro palestrou falou sobre ‘Mudanças no Modelo Assistencial ao Parto e Nascimento no Município de Juazeiro’.
A 5ª Semana do Bebê de Juazeiro foi aberta oficialmente no último domingo (10). O evento tem o objetivo de tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças com até seis anos. O evento, é promovido pela Prefeitura de Juazeiro (BA) em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e com outras instituições, entre as quais o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Para o coordenador da Semana do Bebê na Univasf, professor Paulo José Pereira, a Semana do Bebê é um evento que veio para contribuir na promoção do conhecimento da cidadania. “Essa discussão é importante tanto para a universidade como toda comunidade. O parto humanizado precisa ser discutido na saúde, na escola, no social. A Semana do Bebê promove a cidadania, com assuntos sempre ligados a proteção da infância. Quando discutimos esse tema a sociedade só tem a crescer”, disse.
Durante a palestra, Daphne Rattner apresentou seu livro ‘Humanizando Nascimentos e Partos’, em que médicos, psicólogos, pediatras, parteiras e educadores analisam os partos e nascimentos sob uma ótica mais humanizada.
A pesquisadora destacou os inúmeros benefícios do parto natural, tanto para a mãe como para o bebê. “Vão desde uma melhor recuperação da mulher e redução dos riscos de infecção hospitalar até uma incidência menor de desconforto respiratório do bebê”, explicou.
A pesquisadora trouxe desenhos infantis na ótica de crianças de 7 anos, sobre o nascimento, o bebê ainda no útero e a visão que eles tinham sobre os pais. “Já que é a semana do Bebê eu quis trazer o olhar das crianças. A história do parto pode ser contada pelos adultos. Espero que tenha sensibilizado o público presente com o que significa as escolhas que nós fazemos, que muitas vezes tem impacto em toda vida da criança”, conclui a professora Daphne Rattner.
A professora de Sociologia, Lilian de Souza, avaliou as palestras de maneira positiva. “Gostei muito das palestras de hoje, são muito esclarecedoras. É preciso a revalorização ao parto humanizado. E a gente ver que tudo é muito objeto, inclusive muitas vezes a mulher é vista dessa maneira, então é importante esse conhecimento e precisa se expandir, além da universidade”, ressaltou.
Dra.Fabíola Ribeiro destacou a importância do parto humanizado dentro da Maternidade Municipal. “Hoje temos mais de 17 mil partos ocorridos dentro da nossa maternidade, partos estes, que são baseados no pilar de humanização da assistência ao parto, respeitando a mulher e o nascimento. O bebê saudável se inicia com um pré-natal bem executado e um nascimento com respeito e a Semana do Bebê vem pra enfatizar todas essas mudanças no nosso município em relação à assistência ao parto e nascimento”, ressaltou.
O autor do Projeto de Lei que regulamentou a Semana do Bebê em Juazeiro, vereador Justiniano Felix (Tiano), falou da satisfação de participar do evento. “Essa lei é para proteger a primeira infância, desde a primeira semana de gestação aos 12 anos. É importante discutir os direitos da primeira infância em todas as áreas de proteção, como educação, social e saúde. Essa semana também é para se discutir junto ao poder público os direitos, tanto das mães, como dos bebês. É muito bom estar em uma mesa debatendo um assunto relevante como esse”, concluiu o vereador.
“A Semana do Bebê é uma iniciativa que comprova os cuidados da gestão e da rede municipal com a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Essa 5ª Semana está com uma programação ampla e iremos debater os cuidados e diretos da primeira infância e do adolescente através de ações intersetoriais entre as secretarias de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social” ressaltou Carla Lorena, representante da Semana do Bebê de Juazeiro .
A programação completa da 5ª Semana do Bebê está disponível no site da prefeitura de Juazeiro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.