ASCOM SESAU/PMJ
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, encerrou no último sábado (16), as atividades da 5ª Semana do Bebê de Juazeiro no setor de pediatria do Hospital Materno Infantil. Durante toda manhã, o setor de humanização visitou os leitos e com brincadeiras e atividades lúdicas levou aos pacientes internados um momento de integração social e lazer.
Na programação de encerramento, foi abordada a importância de brincar, da leitura, sobre os direitos da criança e do adolescente com os pacientes e foram distribuídos CDs musicais, cartilhas didáticas sobre o dia de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
De acordo com a Diretora de Humanização e representante da 5ª Semana do Bebê de Juazeiro, Carla Lorena Pesqueira, essa atividade teve como objetivo enriquecer o conhecimento e as ações lúdicas ajuda na recuperação das crianças. “A Semana do Bebê 2015 foi planejada para atender os cuidados da primeira infância, da criança e do adolescente. Essa ação de hoje tem como objetivo integrar socialmente esses pacientes, levar um pouco de alegria e trazer um cuidado mais humano que ajude na recuperação”, destacou.
De acordo com Aleide Lima, Assistente Social do Hospital Materno Infantil, a ação ajuda a elevar a autoestima das crianças em um momento que elas estão fragilizadas. “A Secretaria de Saúde e a comissão da Semana do Bebê 2015 estão de parabéns pelas atividades importantes desenvolvidas nessa semana”, disse.
Para Carla Lorena a quinta edição da Semana do Bebê em Juazeiro novamente teve um saldo positivo, como nos anos anteriores. “Foi um momento muito rico para a sociedade, pois teve a participação social como um todo, integração entre as equipes e fortalecimento das políticas públicas para os direitos da criança e do adolescente. Como nas edições anteriores, o objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a primeira infância”, concluiu Pesqueira.
Em agosto deste ano está programado para acontecer à audiência pública, onde será feita a avaliação da 5ª Semana do Bebê 2015 e toda comunidade poderá participar. Uma nova comissão, representada pelo CMDCA, pelas secretarias de saúde, social e educação, universidade e Câmara de Vereadores será eleita para iniciar os trabalhos da Semana do Bebê 2016, pois de acordo com a lei, a cada dois anos a comissão precisa mudar.