A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para o 5º Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão do São Francisco (FMA). O evento é organizado pelo Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans) com apoio do projeto de extensão intitulado “Apoio à Mobilização Antimanicomial no Sertão do Médio São Francisco”, coordenado pela professora do Colegiado de Psicologia Bárbara Eleonora Cabral. Este ano, o evento irá discutir o tema “Ampliar e consolidar a RAPS: possibilidades e responsabilidades no cuidado territorial” e será realizado entre os dias 27 e 29 de maio, no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro (BA).
O fórum tem o objetivo de integrar usuários, familiares, profissionais e gestores dos serviços de saúde mental dos municípios da microrregião de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), por meio de debates sobre a consolidação da reforma psiquiátrica na região e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). A programação incluirá espaços como ágoras, rodas narrativas, oficinas, atividades culturais e apresentação de experiências relacionadas ao tema do Fórum.
Haverá ainda a realização da 2ª Mostra de Práticas em Atenção Psicossocial, em que serão apresentadas experiências sobre a temática do fórum. De acordo com a professora Bárbara, o evento está se fortalecendo a cada edição. “Como é o quinto ano de debates, nós estamos aprofundando a discussão com o objetivo de estimular a reforma psiquiátrica e reforçar sua importância. Além disso, estamos contando com o apoio de várias instituições públicas”, ressalta.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 25 de maio, através de formulário online. Para os que desejam submeter trabalhos para a 2ª Mostra de Práticas em Atenção Psicossocial, as inscrições estão abertas até quinta-feira (30), através do e-mail: submissaofma@gmail.com. As normas para submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento.
O evento conta com apoio do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais de Saúde de Pernambuco e da Bahia; e das Prefeituras de Petrolina e Juazeiro. Mais informações podem ser adquiridas pelo e-mail fmasertao@yahoo.com.br ou pelo aplicativo do FMA.
Fonte: ASCOM UNIVASF