A Assembleia Geral do Irpaa é a mais importante instância de decisões da entidade, a mesma é composta pelo corpo de sócios da instituição e ocorre, de forma ordinária, uma vez a cada ano. Porém, essa última Assembleia realizada no dia 25 de fevereiro no Centro de Formação Dom José Rodrigues em Juazeiro, teve um caráter muito especial em função da eleição de sua nova diretoria que deve conduzir os destinos da entidade nos próximos 03 anos. Uma nova coordenação do Irpaa também foi eleita nessa Assembleia, que contou com uma boa participação dos sócios (pessoas físicas e jurídicas).
A eleição no novo Presidente do Irpaa talvez tenha sido o ponto de pauta mais aguardado da Assembleia, onde o bispo da Diocese de Rui Barbosa e agora ex-presidente da entidade, Dom André Witte, entregou em tom de muito agradecimento, o cargo para Haroldo Schistek. Haroldo que faz parte da história do Irpaa desde a fundação da entidade em 1990 e que, até então, ocupava a Coordenação Administrativa, lembrou que a instituição foi construída, desde seu inicio, com muitas mãos e muitas cabeças daqueles que acreditam na viabilidade do Semiárido, porém, assume a presidência do Irpaa no momento em que a instituição dialoga bastante com outras organizações inclusive da esfera pública, na elaboração de diretrizes para construção de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido.
Nessa Assembleia foram eleitos ainda: o padre João Sena (Vigário de Curaçá) Vice-Presidente; Ângela Maria Oliveira como Secretária e Luiz Araújo de Castro como Tesoureiro. Já o Conselho Fiscal, ficou assim constituído: Membros Titulares – Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola de Sobradinho (Amefas); Núcleo de Arte e Educação Nego D’Água (Naenda) e Jucemar Cordeiro. E os Membros Suplentes: Rede das Escolas Famílias Agrícolas do Semiárido (Refaisa); Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos- Uauá e Curação (Coopercuc) além do senhor Generoso Baldo da Silva.
Nova coordenação
Com a eleição de Haroldo para a Presidência do Irpaa; o mesmo deixou automaticamente o cargo de Coordenador Administrativo e esta função, conforme deliberou a Assembleia, passou a ser ocupada por Lucineide Martins que na ocasião, deixou o cargo de Coordenadora Institucional. Isso fez com que a Assembleia elegesse Cícero Félix para o cargo deixado por Lucineide, e assim, Cícero tornou-se o novo Coordenador Institucional do Irpaa. Todos os membros da Diretoria, Conselho Fiscal e o Coordenador Institucional foram eleitos por aclamação e empossados nesta Assembleia que também admitiu novos sócios, apreciou e aprovou as contas da instituição do exercício de 2013 bem como as atividades dos eixos: terra, água, produção, educação e comunicação.
Agradecimentos
O atual Coordenador Geral do Irpaa, Ademilson da Rocha (Tiziu) agradeceu em nome da instituição, o excelente papel desempenhado por todos os ex-diretores e ex-membros do Conselho Fiscal que muito se dedicaram em suas funções nos últimos anos e, mais especialmente, ao ex-presidente Dom André que nunca mediu esforços em servir o Irpaa com tanto carinho e dedicação durante seus dois mandatos à frente da instituição (Texto e foto: Comunicação Irpaa).