Garantir o combate quanto ao uso intensivo de agrotóxicos nas lavouras e a descentralização da coleta para exames laboratoriais por unidades de saúde, estas foram algumas das propostas municipais aprovadas na noite de ontem (21) durante a VIII Conferência Municipal de Saúde de Petrolina.
Ao todo, foram 133 propostas aprovadas nos âmbitos municipal, regional, estadual e nacional. O Conselho de Saúde tem até o dia 31/07 para enviar o relatório final e as propostas aprovadas para os Conselhos Estadual e Nacional de Saúde. Durante a conferência também foram eleitos os 52 delegados, sendo 26 usuários, 13 gestores e 13 profissionais de saúde, para participar da Conferência Estadual, que acontecerá em setembro na cidade de Gravatá-PE.
“As propostas estaduais, regionais e nacionais serão encaminhadas para a etapa estadual, onde serão debatidas e votadas.Aquelas que forem aprovadas na etapa estadual seguem para a etapa nacional, realizada em Brasília, onde serão novamente debatidas”, explicou a integrante da comissão organizadora da conferencia Luciana Mendes.
Realizada em todo o Brasil a cada quatro anos, a conferência tem como objetivo convocar a população para debater os problemas e buscar soluções em conjunto para os desafios da saúde pública em todo o país. “Esse momento é de extrema importância para elaborar propostas de fortalecimento, melhoria e sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a secretária de Saúde Lucia Giesta.
Fonte: ASCOM SMS/PMP