O Ministério da Saúde (MS) e Educação (MEC) anunciaram oficialmente que Juazeiro foi contemplado dentro do Programa ‘Mais Médicos’ com curso de Medicina, através do Edital/MEC nº. 3, de 22 de outubro de 2013. O MEC ainda não divulgou prazo para inicio das aulas, mas anunciou que irá publicar em breve Edital para seleção pública das instituições que instalarão o curso na cidade.
“É mais uma conquista histórica para nossa cidade que faz parte do esforço da prefeitura e do Deputado Daniel Almeida”, disse o secretário da saúde, Cássio Garcia. O objetivo do Governo Federal é implantar 39 faculdades de Medicina no país, sendo seis na Bahia. Na região Norte, apenas Juazeiro preencheu as condições necessárias para instalação da faculdade.
“O curso vai permitir a fixação dos profissionais no município e da região. Como um dos principais problemas no Brasil é a falta de médicos em postos de saúde, o enfoque dos estudos será a Atenção Básica”, declarou Garcia.
Em maio deste ano, o município recebeu a visita de representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do MEC, para avaliar a implantação do curso de graduação em Medicina através de instituição de educação superior privada e Juazeiro foi um dos municípios aprovados na pré-seleção.
O MEC analisou rigorosamente vários critérios, dentre eles, número de leitos disponíveis SUS (mínimo 250), a existência de leitos de urgência e emergência ou Pronto Socorro, adesão do município no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ, existência de hospital com mais de cem leitos exclusivos para o curso, além da avaliação da estrutura dos equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município, dentre outros.
Além do curso de Medicina, novas vagas de residência médica para especialistas futuramente serão abertas, enfatizou o titular da pasta. “Com esta possibilidade, Juazeiro vai fixar mais profissionais na cidade, ampliando o mercado e a vinda de novos serviços, além de aumentar o acesso aos atendimentos para a população”, concluiu Cássio Garcia.
Ascom SESAU