O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, lançou a ideia do SAC para eventos, durante encontro com empresários dos setores de entretenimento e turismo, realizado na tarde desta quinta-feira (04), no auditório do Mundo Plaza. A medida de reunir num mesmo lugar todos os órgãos públicos e desburocratizar o licenciamento de espetáculos, shows e festas foi aprovada por todos.
Reconhecendo a importância dos setores na retomada do desenvolvimento do estado, Paulo Souto revelou a sua determinação de, eleito, logo no início do governo, buscar uma solução para o centro de convenções de Salvador. “A situação do centro de convenções é emergencial. Devido à precariedade em que se encontra, já não é possível a realização nele de grandes eventos. Isso não pode continuar”.
Na questão da infraestrutura para entretenimento e turismo, reclamada pelos empresários, o candidato a governador pretende recuperar também os centros de convenções de Ilhéus e Porto Seguro, abandonados pelo atual governo petista. “Iremos retomar outros equipamentos dessa natureza que deixei em estado adiantado de construção nas cidades de Itabuna e Feira de Santana e também foram abandonados”.
Paulo Souto falou ainda dos aeroportos e terminais do estado, que precisam de novos investimentos. “O aeroporto de Salvador está ameaçado até de perder seu caráter internacional. É urgente uma solução para o aeroporto de Porto Seguro. E ninguém sabe quando será feito o novo aeroporto de Ilhéus. Estamos atentos a tudo isso”.
Com relação a política de divulgação do estado, desprezada pelo governo petista nos últimos anos, Paulo Souto disse que pretende voltar a promover os destinos turísticos da Bahia em feiras e eventos internacionais e nacionais, além de realizar campanha nacional de mídia divulgando o estado.
O patrimônio histórico de Salvador e Recôncavo também foram alvo da atenção do candidato oposicionista. “O PT não deu a atenção devida, mas pretendemos requalificar o Pelourinho, bem como a região de grande potencial que é Cachoeira e São Félix. Quem sabe viabilizar um sistema de transporte marítimo que aproxime a capital do Recôncavo?”.
Paulo Souto manifestou disposição de colaborar com o prefeito ACM Neto na construção de um ginásio esportivo em Salvador e concluir a piscina olímpica, cuja construção até hoje se arrasta na gestão petista. Quando questionado sobre incentivos fiscais para os setores, ele disse que avaliaria a possibilidade de mudanças.
O grande entrave à realização das propostas feitas por Paulo Souto, admitiu ele, são as condições financeiras em que vai encontrar o estado. “A situação é de desequilíbrio, com as despesas correntes crescendo mais do que as receitas correntes. Mas isso não me desanima a trabalhar bastante para recolocar a Bahia em seu devido lugar e realizar uma gestão aberta ao diálogo com a sociedade”.