No final do mês de julho, a Central de Diagnósticos da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) recebeu dois novos equipamentos de diagnóstico por imagem para ampliar e melhorar o atendimento à população.
Na unidade que funciona desde 1990, a demanda aumenta a cada dia, já que a Central atende convênios, SUS e particular. No intuito de melhor atender a população, não somente em procedimentos ambulatoriais, a APAMI realizou a compra de uma máquina de raio X Multix B Siemens e um sistema de ultra-som Acuson X300PESystem Siemens, adquiridos através de verba parlamentar de 2010 do então deputado Federal Roberto Magalhães.
De acordo com a faturista da Central, Anete Alencar, a unidade que contava apenas com uma máquina de raio x e uma de ultra-som, realizou no ano de 2013 cerca de 13.770 exames de raio X e 5.017 exames de USG e neste primeiro semestre de 2014 já são 10.557 e 4.252 respectivamente – números que sofrerão aumento.
O médico radiologista da Central, Mario Augusto Rizzo comenta sobre a importância da modernização dos equipamentos no diagnóstico e da demanda, já que, atualmente, a Central realiza revelação digital de mais de 120 exames feitos por dia. “Esse novo equipamento de Raio X veio em boa hora porque hoje atendemos uma grande demanda do SUS e convênios, isso nos possibilitará maior qualidade e por consequência, agilidade na execução dos atendimentos”, ressaltou Rizzo.
O médico ultrassonografista Francisco Assis Vieira Junior, que contabiliza entre 35 a 50 exames por dia também observa o fator prevenção de doenças. “O principal objetivo é melhorar a acurácia nos diagnósticos, que ajudaria na avaliação do paciente em relação ao que se quer saber sobre ele, inclusive, a ultrassonografia funciona como um exame de prevenção de problemas, até mesmo um câncer”, afirma.
A Central de Diagnósticos da APAMI disponibiliza procedimentos ambulatoriais, ortopédicos, exames como eletrocardiograma, colonoscopia, biópsias, mamografia, radiologia – sendo mais de 30 tipos, consultas com ortopedista, clínico geral e otorrinolaringologista, dentre outros.