Vice-presidente da Fifa, Jeffrey Webb, acredita que deva haver um limite de mandatos na entidade, evitando assim que um dirigente permaneça a frente da instituição por mais de 12 anos, como é o caso de Sepp Blatter, que recentemente anunciou que irá concorrer a mais quatro anos no poder.
Webb é o segundo vice-presidente a se declarar a favor do limites de mandato em pouco mais de 24 horas. O príncipe da Jordânia, Ali Bin Al Hussein, lançou a ideia na segunda-feira.
Blatter, que lidera a Fifa desde 1998,fará o anuncio oficial ao Comitê Executivo em 25 de setembro, segundo ele mesmo informou.
“Eu apoio-o e concordo com isso. Eu fazia parte do Comitê de Transparência da Fifa e nossa proposta foi a de que você não deve estar em qualquer uma das comissões por mais de 12 anos, 12 anos como membro da comissão permanente, 12 anos no Conselho Executivo e 12 anos como presidente da Fifa.” “, disse Webb na Convenção Global Soccerex, em Manchester.
Webb, que também atua como presidente Concacaf, é visto como uma força de reforma dentro da entidade e tem tomado as rédeas da confederação conturbada desde 2013, após a saída de Jack Warner em 2011.
No entanto, ele não está convencido de que suas recomendações serão postas em prática no futuro próximo. No 64º Congresso da FIFA em São Paulo em junho, Blatter ganhou o apoio de cinco das seis confederações, Uefa é a exceção, – e o suíço deve ser indicado sem oposição já em 2015.
“Eu não acho que vai ser tão cedo. Acredito que a Fifa está em uma encruzilhada neste momento. Tenho certeza que nós teremos um novo presidente da Fifa e isso é uma das coisas que terão de ser abordadas. Eu acredito que o cenário do futebol mundial está mudando.”, disse Webb.
Ele elogiou elogiou o tino comercial de Blatter e do secretário-geral Jerome Valcke, mas diz que a organização se depara com uma enorme crise de confiança pública.
“Se você olhar do ponto de vista de negócios, o que a equipe de Joseph Blatter e Jerome Valcke fez foi tremendo. Porém eu não acho que a Fifa tenha feito um grande trabalho ao longo dos anos com sua comunicação. Sua imagem e percepção pública definitivamente afetam o jogo.”, concluiu.




