Estudantes da primeira turma de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, denominado Plataforma Freire, do Governo Federal, oferecido pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, receberam diploma de graduação na última sexta-feira (05).
Durante a cerimônia, o diretor do DTCS, professor Jairton Fraga Araújo, outorgou grau a 22 alunos que já atuavam em sala de aula na rede municipal e estadual de ensino de algumas cidades baianas como Casa Nova, Campo Formoso, Curaçá, Juazeiro, Sobradinho e Sento Sé. O diretor enfatizou a importância e necessidade de qualificar professores para o melhor desempenho desses educadores em sala de aula.
“A Uneb tem contribuído decisivamente para a formação de professores, sobretudo em áreas estratégicas como matemática, física e biologia. Hoje a Instituição devolve 22 profissionais para o exércício de uma atividade tão importante que é lecionar. Quem ganha é a sociedade baiana, o Vale do São Francisco que vai ter pessoas qualificadas em sala de aula”,ressaltou o diretor.
Durante o discurso, o formando e orador que leciona no município de Sobradinho, Joselito Santos Macedo falou que a graduação de Matemática é uma conquista pessoal e conjunta com pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade do ensino. Para o formando, um dos maiores problemas no inicio do curso foi o pequeno contato que a turma tinha com o ensino da matemática no curso magistério, além da questão do deslocamento para assistir as aulas a cada quinze dias.
“ A sensação de estar se formando hoje é indescritível. Conseguir uma graduação aos 49 anos de idade é uma grande satisfação. Por uma necessidade de manter a família, nos afastamos dos estudos para trabalhar e ajudar no sustento da casa. É gratificante saber que faço parte de um grupo que tem a oportunidade de voltar a estudar mesmo com a idade avançada que pra mim, significa voltar no tempo, concluir o que ficou para trás”, explicou Joselito.
Para a coordenadora do curso de Matemática, a professora da Uneb Gertrudes Macário Oliveira, mesmo com todos os problemas quanto ao deslocamento dos alunos que moravam em cidades distantes para cursarem a graduação em Juazeiro, a turma conseguiu superar com êxito. “É um momento ímpar. Todos os que ingressaram, com exceção de um, conseguiram chegar até esse momento de comemoração”, destacou a professora.
A licenciatura em Matemática teve início em 2010 na Uneb e faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). No DTCS também funcionam pela Plataforma Freire os cursos de Biologia e Educação Física. O PARFOR é um programa do Governo Federal destinado a docentes que atuam em sala de aula sem a formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação.
Acompanhe a cobertura fotográfica em nosso flickr. Acesse: https://www.flickr.com/photos/dtcsunebjuazeiro/
Ascom DTCS
Legendas das fotos