“Estamos cumprindo as etapas do Programa e o próximo passo é inserir o máximo de jovens no mercado de trabalho”, informou o Superintendente da Juventude, Robson Rocha.
O Programa Vida Nova é realizado pelo Governo do Estado em convênio com a Prefeitura Municipal de Petrolina e está classificado como de Proteção Social Especial de Alta complexidade.
“O Vida Nova beneficia cidadãos e famílias que vivem em situação de negligência, abandono, maus tratos, violações físicas ou psíquicas, discriminações sociais e transgressões dos direitos humanos e sociais, especificamente para 200 adolescentes e jovens de 16 a 29 anos de 44 bairros de Petrolina em situação de risco e vulnerabilidade social”, informou Robson Rocha.
Dentro dos objetivos do programa está o estímulo ao retorno escolar e à permanência no ensino formal, bem como a reintegração familiar e comunitária, a partir da valorização de suas experiências de vida como fator de transformação pessoal e coletiva. “Acreditamos que o incentivo e qualificação conduzem esse jovem a retornar aos estudos, superar os problemas sociais e ter perspectivas de um futuro promissor”, salientou o superintendente.
São duas etapas realizadas durante a implementação do programa. A primeira etapa consiste no trabalho pedagógico e psicossocial com os temas família, grupo, comunicação, identidade, cidadania, autoestima, sexualidade e projeto de vida; e a segunda etapa compreende a qualificação profissional, executada com o SEST/SENAT, através do Programa Jovem Aprendiz, com o cursos que tem a carga horária de 408 horas.
O programa Centro da Juventude funciona na Rua Francisco Modesto nº 48 no Centro de Petrolina telefone: (87) 3862-9153.