A população de Petrolina, e de cidades vizinhas poderão realizar exames médicos de forma mais rápida e precisa. A Central de Diagnósticos da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) recebeu equipamentos novos de raio-x e ultrassonografia no final do mês de julho. O último já está em funcionamento.
Segundo o médico radiologista da Central, Mário Augusto Rizzo, os novos equipamentos vão proporcionar atendimentos mais rápidos e com maior qualidade. “Os aparelhos novos têm um manuseio mais fácil e obtém imagens de melhor qualidade, o que propicia um diagnóstico mais apurado”, explica.
No local, os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegam a 100 exames diários. Soma-se a esse número, uma média de 40 exames por convênios. Só no primeiro semestre de 2014, foram feitos mais de 10,5 mil exames de raio-x e mais de quatro mil ultrassonografias.
De acordo com o médico, a instituição substituiu um equipamento de raio-x antigo, que fazia exames de coluna e tórax, pois não conseguia atender a alta demanda. “A máquina antiga já não estava sendo suficiente para a quantidade de exames realizados diariamente. Era um equipamento de menor capacidade, precisava de manutenção regularmente, ele dava muito prejuízo”, conta.
“A maior parte das radiografias está sendo feita por uma outra máquina, usada desde a fundação da Central de Diagnósticos, em 1990, mas que funciona perfeitamente”, conta Rizzo. “Já o ultrassom novo está operando normalmente, o aparelho antigo não está mais sendo usado, foi vendido, inclusive”, acrescenta o médico.
O raio-x adquirido recentemente está funcionando com a mesma capacidade do anterior, pois o equipamento precisa ser calibrado e algumas avaliações ainda necessitam ser feitas. “Em uma manhã, são realizados de 40 a 50 exames, quando o aparelho novo estiver funcionando com toda a amplitude, talvez possamos aumentar em até 50%”, afirma.
G1 Petrolina