Idosos, gestantes, mulheres, homens e crianças de Petrolina têm sido assistidos pela equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Petrolina – NASF, serviço disponibilizado pela Secretaria de Saúde do município, que tem o objetivo de promover ações que resultem bem estar, hábitos saudáveis para os usuários e, consequentemente, mais qualidade de vida.
Diariamente são realizados grupos conduzidos pelos profissionais do NASF para gestantes, idosos, hipertensos e diabéticos nas comunidades. Psicólogo, educador físico, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista – profissionais do programa -, também realizam consultas nas unidades de saúde e rodas de conversa sobre temas diversos, dando assistência e apoio às equipes das unidades.
O trabalho tem tido bons frutos como o caso da moradora do Cosme e Damião, Regina Macedo, que há sete meses está livre do cigarro. “Frequento o grupo de idosos do bairro há três meses e estou muito satisfeita. Agora, é só saúde, cigarro nunca mais”, conta sorridente Regina.
Em relação ao público da terceira idade, o educador físico, Gerson Matos, enfatiza a importância dos grupos para a saúde e sociabilidade do idoso. “Durante os encontros aquele idoso que está deprimido ou com problemas de saúde interage com os demais, movimenta o corpo trazendo benefícios para saúde do corpo e mente”, afirma o profissional que atende em cinco bairros de Petrolina com uma média de 50 participantes por grupo.
“O NASF é um programa do governo federal, que o município aderiu em 2009, com o objetivo de ampliar as ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. Nossos profissionais são qualificados e capacitados para atender os usuários em suas diferentes necessidades”, frisa a coordenadora do programa em Petrolina Rebeca Santana.
Os petrolinenses de diversas faixas etárias que tenham interesse em participar dos grupos podem procurar a unidade de saúde de seu bairro e se informar sobre os dias e horários que os encontros acontecem.
Ascom Saúde