Se você fizer uma viagem à Itália e for bem aventureiro, pode se interessar em conhecer a piscina mais profunda do mundo. Chamada de Y-40, por ter 40 m de profundidade, ela tem o tamanho aproximado de um prédio de 13 andares! O enorme tanque roubou da Nemo 33, na Bélgica, a primeira posição no ranking – ela tinha “apenas” 33 m. Elaborado pelo arquiteto Emanuele Boaretto, o projeto foi realizado em um ano.
O local é perfeito para mergulhadores profissionais e também será fonte de pesquisa para universidades e outras instituições. Muitos estudos poderão ser realizados em relação à resistência do corpo humano sobre a pressão da água. São 4.300 m³ de água em uma temperatura que gira em torno de 32° C a 34° C. Sua estrutura tem plataformas em vários níveis de profundidade e cavernas projetadas para treinamentos de profissionais.
O mais bacana é que a piscina faz parte do Hotel Terme Millepini, em Montegrotto Terme, uma comuna italiana da região do Vêneto. O local oferece aos hóspedes diversas atividades aquáticas, como mergulho livre e fitness na água. Algum corajoso arrisca um pulo na Y-40?