A cidade de Petrolina, recebe na terça-feira (23) e quarta-feira (24), a primeira edição do ‘Mutirão de Audiências de Conciliação do Seguro Obrigatório DPVAT de Petrolina’. Na ocasião, serão conciliados processos das Comarcas de Afrânio, Araripina,Cabrobó, Parnamirim, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, além dos casos de varas cíveis de Petrolina.
O objetivo do mutirão é agilizar as indenizações de pessoas vítimas de acidentes de trânsito da região. Na ocasião, serão julgados cerca de 150 processos. Têm direito ao Seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não (Seguro DPVAT), todos os pedestres, motoristas e passageiros nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares. O próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada na indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediários.
Segundo o coordenador do mutirão, Juiz Francisco Josafá Moreira, a iniciativa tem como meta diminuir a taxa de congestionamento de processos nas treze varas cíveis das Comarcas, ultrapassando em 80% o índice conciliatório nesta edição. “Serão menos processos a serem julgados e as partes envolvidas satisfeitas. Com o mutirão, agilizamos casos que poderiam demorar meses ou até anos para serem solucionados”, destaca o juiz.
O mutirão é realizado na Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Comarca de Petrolina, que fica na Rua São Francisco, nº 549, Atrás da Banca. As audiências acontecem nos dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
G1 Petrolina