Um espaço adequado para a separação dos resíduos sólidos recicláveis. Esta foi à conquista da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ), com a entrega de um galpão realizada pela Secretaria de Serviços Públicos. Localizado no Distrito Industrial, o equipamento com 100 m² terá um papel fundamental para melhorar o trabalho dos catadores, principais personagens desta ação, além de ampliar o trabalho de coleta seletiva na cidade.
A Cooperativa estava instalada num galpão no bairro Piranga cedido pela Diocese, até a SESP realizar a entrega do novo espaço. O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, reconheceu a importância do trabalho dos catadores de recicláveis, ressaltando a entrega do galpão como uma conquista para esta classe e melhoria significativa da qualidade de vida desses trabalhadores.
“A entrega do galpão representa o apoio da Prefeitura a um grupo social e historicamente invisível para as gestões passadas, lhes assegurando dignidade e perspectivas para os negócios da cadeia produtiva dos recicláveis. Esta é mais uma ação concreta do governo em beneficio das populações mais vulneráveis”, contou o secretário.
Para Eduardo, o galpão faz parte dos avanços do município, destacando, principalmente, a situação do Aterro Controlado que é referência regional por se tratar de um equipamento que atende às especificações ambientais exigidas pela legislação e normas técnicas vigentes hoje no Brasil. O gestor ainda informou que com a remediação do antigo lixão, alguns catadores foram inseridos pela Prefeitura nos trabalhos de limpeza pública e construção civil.
O representante da COOPERFITZ, Raimundo Francisco da Silva, agradeceu o apoio da SESP por proporcionar com a entrega do galpão, condições dignas de trabalho aos cooperados.
“Esperamos por isso há anos e hoje estamos vendo um dos nossos sonhos sendo realizados. Neste novo lugar poderemos atrair novos cooperados, pois isso fortalecerá ainda mais a organização na luta pelas mudanças que desejamos conquistar. Agradecemos a essa gestão que foi à única que acreditou no trabalho da Cooperativa”, contou Raimundo.
De acordo com Raimundo, a COOPERFITIZ é uma organização não governamental que tem como objetivo executar serviços de triagem, beneficiamento, armazenamento e comercialização de resíduos recicláveis, como também contribuir com a limpeza urbana e com o meio ambiente, proporcionando uma vida digna para os catadores que dependem dos resíduos recicláveis para se sustentarem.
A Cooperativa conta com equipamentos para a realização da coleta, como prensa, balança, carrinhos de coleta, esteira, elevador de carga, e todo material de escritório que foram conquistados através de um convênio firmado pelo Instituto de Inclusão Social e de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Ambiental (IDEA) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE). A Prefeitura de Juazeiro colocou a disposição um caminhão para auxiliar no trabalho dos cooperados.
Os principais parceiros e fornecedores de materiais recicláveis da Cooperativa são a UPA, Banco do Brasil e SESI, além de empresas privadas, além disso, os catadores também recolhem materiais nas ruas, pontos comerciais e durante festas na cidade, a exemplo de carnaval e o São João dos bairros. Os materiais recolhidos pela Cooperativa são papel, plástico, ferro, cobre e alumínio.
Novo Endereço da Cooperativa:
Localizado no espaço onde funciona a Secretaria de Serviços Públicos, a CMC(Central de Material de Construção), e a garagem do município, em frente à empresa Icofort, s/n, no Distrito Industrial.