Começou nesta segunda-feira (22), das 8h às 12h, e segue até dia 15 de outubro, a Campanha de Hanseníase e Verminoses, em Juazeiro, que é promovida nas escolas da rede pública municipal. Público alvo: crianças de 5 a 15 anos.
Algumas escolas já receberam a visita da Equipe de Saúde da Família e dos alunos de fisioterapia da Faculdade do São Francisco de Juazeiro (FASJ) para entrega de folhetos de autoimagem, que deverá ser preenchido pelos pais.
Um dos objetivos da mobilização é reduzir a carga parasitária em escolares inseridos no ensino fundamental e identificar casos suspeitos da hanseníase através da utilização do formulário, referenciando à rede básica de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento.
Segundo o coordenador do Programa Municipal da Hanseníase, Carlos Dornels Freire, é importante que os alunos retornem com a ficha de autoimagem preenchida sem a assinatura do Termo de Recusa que vai junto com o material. “No dia seguinte será administrado o comprimido Albendazol 400mg. Juazeiro e o Estado almejam que a campanha tenha sucesso, inclusive aqui, um dos municípios da macrorregião norte considerado área hiperendêmica”, explicou.
O coordenador reforça que os pais devem permitir que seus filhos tomem a medicação. “Assim estaremos evitando o adoecimento dessas crianças. As que apresentarem mancha serão encaminhadas para avaliação na unidade de saúde mais próxima”, completou.
Campanha sorteia brindes
Todas as crianças que devolverem a ficha de autoimagem e tomarem a medicação estarão concorrendo a prêmios, como bicicleta, além de kits escolares e brinquedos. O sorteio ocorrerá no dia 31 de outubro.
A ação envolve todas as escolas da rede pública municipal e conta com a parceria das Secretarias da Saúde e Educação, como também da Faculdade São Francisco de Juazeiro, através do curso de Fisioterapia.