A equipe de educação para o trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro realizou seu terceiro dia de atividade nesta quarta-feira (24) cumprindo mais uma parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. Com a participação do grupo de teatro Nego D’ Água a equipe passou de forma interativa mensagens importantes quanto aos itens obrigatórios utilizados para um trânsito seguro.
Além dos panfletos distribuídos que abordam o respeito ao pedestre, das encenações que orientam a parada correta antes da faixa pelo condutor ou motociclista, a equipe direcionou a atenção das pessoas a itens de segurança como: o uso do capacete, do cinto de segurança e calçado adequado para o motociclista e/ou condutor. Marcos dos Santos calçava sandália enquanto pilotava e disse não saber que se tratava de uma infração. “Achei que era apenas uma orientação para não pilotar de sandália. Não achei que era proibido”, contou Marcos.
A orientação tem base no Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97, artigo 252-inciso 4º onde trata que deve-se usar calçados que se firme aos pés e não comprometa a utilização dos pedais (condutos e motociclistas). A regra serve ainda no caso daqueles que retiram a sandália (de dedo) e pilotam descalços, pois também é proibido. Desobedecer a esta regra é considerada infração média e gera multa. “É importante que estejam atentos as exigências para um trânsito seguro. O objetivo da equipe nessas ações é dar oportunidade as pessoas a agirem corretamente após serem orientadas”, pontuou o gerente de trânsito, Marcos Cardoso.