O Cartão Idoso é uma autorização especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por deficientes, idosos ou que os transportem, nas vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas.
A prefeitura, através da EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo, garante atualmente a 2490 idosos e a 590 pessoas deficientes o Cartão Estacionamento para Vaga Especial. A meta é ampliar o número dos beneficiados com o Cartão Estacionamento para Vaga Especial.
As auxiliares administrativas da EPTTC, Gisneide Brandão e Allana Cordeiro, informam que o documento deve ficar à mostra no veículo durante o período em que ficar estacionado numa das vagas que foram criadas para os idosos. Dessa forma os fiscais de trânsito têm mais condições de fiscalizar se as vagas estão sendo utilizadas por quem realmente necessita.
A prefeitura de Petrolina é uma das cidades pioneiras em cuidar e valorizar da mobilidade dos idosos e deficientes.
O credenciamento também pode ser realizado por quem não dirige. Neste caso a credencial pode ser utilizada pelas pessoas que forem transportar os idosos. Com esta atitute é possível para que os condutores tenham acesso as vagas preferenciais e ficam mais próximas dos equipamentos sociais, como pronto socorro e bancos.
Os idosos a partir de 60 anos residentes no município e as pessoas com deficiencia física, mental e doenças crônicas, interessados em se credenciar para as vagas de estacionamento preferencial devem ir a sede da EPTTC, localizada na Avenida da Integração 1202. Os documentos exigidos são cópia de identidade, cpf, Carteira Nacional de Habitação e comprovante de endereço do idoso.
Após o preenchimento dos formulários e a inclusão dos documentos solicitados, a credencial fica pronta e entregue no mesmo dia. Ela tem validade para os deficientes de 2 anos.
A garantia deste direito atende às resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que asseguram vagas em estacionamento regulamentado de uso público para idosos e das vagas exclusivamente para os veículos pertencentes ou que transportem pessoas com deficiência física, ou com dificuldades de locomoção.
Fonte: ASCOM EPTT/PMP