A Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) de Juazeiro, em parceria com o Instituto Educação Esporte (IEE) – presidido pela desportista conhecida nacionalmente por jogar voleibol profissional no Brasil, Ana Moser – realizou durante os dias 30 de setembro e 01 de outubro o projeto de Formação de Professores da Rede Pública, no Colégio Municipal Paulo VI.
O IEE é uma organização civil de interesse público, que tem como objetivo implementar a metodologia do esporte educacional em comunidades de baixa renda, norteada pelos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, respeito à diversidade, construção coletiva, educação integral e o rumo à autonomia, desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista. O Instituto está localizado em São Paulo, mas há projetos espalhados pelo Brasil inteiro sobre esporte educacional.
Representando a SEDUC, a Educadora Física Iracelma Marins explicou que o objetivo do projeto é fortalecer a área da educação física e esporte na rede municipal, ajudando a qualificar os professores e gestores, a instituir rotinas de planejamento, intercâmbio entre professores e escolas. “Eles nos ofertaram o curso de cinco módulos. Foram dois dias de curso e hoje é a culminância do Planejamento de Esporte Educacional, com a prática com os alunos. Os professores planejaram e agora estão executando as atividades”, completou.
O Formador Everaldo Cortês disse que realizar o trabalho foi uma experiência gratificante e que a prática do professor, após a formação, fica sendo comprovada na mudança do comportamento do aluno. “São vários professores refletindo sobre a prática e melhorando a cada dia. Acreditamos que é gratificante porque isso reflete no aluno. O aluno tem uma melhor aula e o professor consegue avaliar o que está fazendo com instrumentos e indicadores de avaliação”.
A Formadora Cibele Borges complementa dizendo que o professor passa a ter um olhar diferente para sua aula, um olhar mais qualificado. “À medida que trazemos o conteúdo, fazemos os professores discutirem, onde eles usam os alunos como laboratório para poder pensar e repensar essa prática pedagógica. Nós temos princípios que norteiam o trabalho, então o professor não fica com o saber só para ele. Ele constrói as regras com os alunos, ele propõe os jogos ao invés de exercícios, que incluem mais alunos participando, promove essa ressignificação da prática pedagógica. Então você já vai percebendo uma mudança”, completa.
As Professoras de Educação Física, Ludimila Maia e Misma Lima, participaram da formação e estavam em êxito por terem aprendido tantas coisas. “Foi muito relevante para a gente, porque é algo inovador. Nunca tivemos uma formação tão específica sobre nosso trabalho. Aplicamos diretamente em nossa área de atuação, que é na Educação Física Escolar. A preparação para esse evento foi fundamental. Nosso alvo era fazer com que todos os alunos participassem de forma integral e conseguimos, integrando com alunos de outras turmas. Eu fico sem palavras, foi uma experiência maravilhosa”, disse Misma, que é professora de Educação Física da Escola Caíque.
O aluno do 4º ano do Colégio Municipal Paulo VI, AgnoIlves Teixeira Batista, participou da culminância da formação. “Eu gostei mais de praticar vôlei e fazer a ginástica do circo. Foi um dia muito diferente. Eu nunca tive uma aula de educação física assim.”, concluiu.
O desenvolvimento do programa foi formulado para integrar teoria e prática e está distribuído em cinco módulos presenciais de 16 horas cada, e formação a distância entre cada módulo, desenvolvida a partir da realização de “tarefas” (atividades a serem desenvolvidas pelo professor dentro do seu planejamento) que são acompanhadas a distancia via e-mails e chats. Essas atividades serão utilizadas para reflexão no encontro seguinte. “No próximo módulo nós teremos uma apresentação de todos os trabalhos que foram desenvolvidos pelos professores nas escolas. Essa apresentação vai acontecer em Petrolina, no dia 02 e 03 de dezembro. Os educadores apresentarão os trabalhos que foram desenvolvidos durante toda a formação”, finalizou Everaldo.
Fonte: ASCOM SEDUC/PMJ