Começou nesta sexta-feira (3) o esquema especial de policiamento das eleições no Rio de Janeiro. Cerca de 30 mil homens das forças estaduais vão reforçar a segurança no estado, após o registro de vários confrontos em áreas pacificadas, como mostrou reportagem da GloboNews. As forças federais, entre elas o Exército, já participariam do esquema a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). A reportagem mostra o momento em que blindados do Batalhão de Choque da Polícia Militar deixaram a unidade, no Centro do Rio, no fim da manhã.
O objetivo do reforço é garantir que as eleições, no domingo (5), transcorram em tranquilidade. Nos últimos dias, cinco pessoas morreram em áreas de UPPs ou em processo de pacificação. Treze mil alunos ficaram sem aulas só nesta quinta-feira (2).
Nesta sexta, antes dos policiais começarem a ir para as ruas, comandantes das unidades envolvidas fizeram uma reunião de planejamento.
A operação das forças estaduais estava inicialmente marcada para 14h de sábado, mas foi antecipada para esta sexta depois dos episódios de violência desta semana. O secretário de Segurança José Mariano Beltrame anunciou o dobro de policiais nas ruas, reforço em delegacias e a presença de agentes de inteligência nas ruas.
Fonte: G1 Eleições 2014