A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro realizou nesta terça-feira (07), a comemoração do Dia do Coordenador Pedagógico (22 de agosto) e relançou o projeto “É Hora de Ler, Professor”, doando o livro do Professor Rivadávio Espínola Ramos aos Coordenadores. O momento contou com a participação dos secretários de Educação e Esportes, Clériston Andrade, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, da superintendente Pedagógica, Luzanilde Aguiar e do ex-prefeito, Professor Rivas.
A Diretora de Educação Infantil, Cristina Hermenegildo, destacou a importância de lembrar e prestigiar o Coordenador Pedagógico. “Ele é o olhar da Secretaria dentro das escolas. Então, a partir do momento em que o coordenador faz o trabalho conjunto com o gestor, ele percebe onde a escola está falhando em relação à aprendizagem, onde o pedagógico precisa atuar com mais intensidade, e junto com a Secretaria buscar alternativas para as melhorias”, avalia.
Após os cumprimentos da Superintendente e do Secretário da pasta, os Coordenadores foram convidados a participar de um chá e logo após foram receber o autógrafo do Professor Rivas em seus novos livros. A Coordenadora da Escola Ludgero, Jaílda Teixeira Piauí, agradeceu o momento: “Eu quero agradecer esse momento tão especial e significante para nós. A SEDUC está sempre nos proporcionando bons momentos, alegria e valorização. E receber o livro do professor Rivas é receber uma homenagem de uma história viva da nossa região, estou muito feliz”.
O livro do Professor Rivas – que, segundo o autor, foi escrito como uma forma de homenagear seu filho, o médico Márcio Espínola Ramos, falecido de forma brutal e inesperada –, “Convivendo com a memória”, foi comprado pela SEDUC para ser doado aos professores da rede municipal como parte do projeto ‘É Hora de Ler, Professor’. O autor demonstrou entusiasmo e alegria em estar participando da festa. “Para mim é uma honra, uma hora de muita alegria e satisfação. Eu, que já estive à frente dos destinos da cidade e que sei o papel e a dificuldade do professor, sinto-me honrado por ter editado o livro e os professores recebendo o meu autógrafo. Torço para que Juazeiro dê certo e o caminho para isso é a educação e a educação está sendo ajustada, então recebe os meus aplausos”, disse Rivas.
Para Clériston Andrade, o coordenador pedagógico é uma figura imprescindível na escola. “Esse trabalho tem produzido bons frutos e a gente precisar reconhecer todo trabalho, todo empenho. Isso aqui é algo simbólico, mas denota a importância que nós damos a esse profissional”, conclui o Secretário.
Fonte: ASCOM SEDUC/PMJ