Alegando questões de segurança, a Polícia Civil de São Paulo guarda num cofre 409 identidades de artistas, celebridades, políticos e personalidades históricas que passaram pelo estado desde 1900 até os dias atuais. Os documentos, que recebem o carimbo “reservado”, estão arquivados numa espécie de armário à prova de fogo sob os cuidados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), na capital paulista.
Levantamento feito pelo IIRGD mostra que estão catalogados no cofre 67 personalidades históricas, 128 celebridades e 214 políticos.
Esse reforço na proteção tem como principais objetivos evitar vazamentos de dados sigilosos e preservar a memória histórica dos famosos. Na sala climatizada, o cofre é vigiado por câmeras de monitoramento e só pode ser aberto por dois funcionários. Além deles, ninguém tem as chaves e o código de acesso ao equipamento.
Em seu acervo estão informações, vias de registros gerais (RGs), fotos, recortes de jornais e até algumas fichas criminais de pessoas famosas. Entre os rostos conhecidos, estão os dos ídolos do esporte brasileiro, Pelé e Ayrton Senna; de celebridades, como a modelo Gisele Bündchen; e inventores, como Santos Dumont.
“O instituto guarda todos os fichários desses famosos no armário-cofre, vigiado por câmeras, por questões de segurança”, disse o delegado José Brandini Jr., do IIRGD. “É para evitar o risco de que haja vazamento de informações sigilosas dessas figuras públicas, como endereços, telefones, venda de dados para revistas de celebridades, falsificações, riscos de sequestros etc.”
O critério para que uma pessoa tenha seus documentos levados para o cofre dos famosos é simples. “Basta ser famoso”, explicou Brandini Jr. “Todas as fichas, de famosos e não famosos passam por uma triagem manual. Quando surge o nome de alguém que está na mídia, um artista e cantor, por exemplo, essa ficha é separada das demais”.
De acordo com Brandini Jr. , por conta dessas medidas de proteção tomadas, o instituto nunca registrou vazamentos de informações sigilosas de famosos. “Temos muitos funcionários responsáveis por arquivamentos de fichários, então quando temos conhecimento de que algum famoso vem tirar o RG aqui, por exemplo, tomamos o cuidado de carimbar sua pasta com o ‘reservado’ e guardá-la no cofre.”
A nossa equipe de reportagem teve autorização para visitar o “armário dos famosos” que está sob os cuidados do instituto. Durante o trabalho, a equipe de reportagem foi acompanhada constantemente por policiais. Foram permitidas imagens das fotografias, mas sem mostrar dados pessoais dos documentos, como endereços e telefones, por exemplo.
Pelé, Senna, Gisele e Dumont
Na ficha do rei do futebol, por exemplo, é possível ver fotos de um Edson Arantes do Nascimento mais jovem, de terno e gravata. E fotografias dele mais velho, já como Pelé, estampando um sorriso aberto.
O tricampeão mundial de Fórmula 1 morto em 1994 tem na sua pasta uma foto adolescente, com 16 anos. No documento, ainda assinava “ASSilva” de Ayrton Senna da Silva. Anos mais tarde, quando começou a competir no exterior, passou a escrever o sobrenome Senna.
Para não causar alvoroço, a top model brasileira mais conhecida no mundo pagou R$ 129 para receber um funcionário do IIRGD no hotel onde estava na capital paulista. O serviço pode ser requisitado por qualquer cidadão comum que queria ou esteja impedido de ir a uma unidade para dar entrada no RG. Para isso, terá de pagar a taxa que Gisele Bündchen pagou, segundo informou o instituto.
Apesar de morar nos Estados Unidos, Gisele decidiu fazer um RG em São Paulo em 2013. Ao lado de sua foto 3×4, consta que ela tem o segundo grau completo e 1,78 m de altura. E apesar de ser casada com o jogador de futebol americano Tom Brady, com quem tem dois filhos, na sua ficha de identificação ela aparece como solteira. Ela se casou nos EUA em 2009.
O criador do 14 Bis, entre outras aeronaves, tem na sua pasta uma cópia do RG original do início do século 19, quando o documento mostrava duas fotografias da pessoa: de perfil e frontal. Também há detalhes físicos de Santos Dumont, como tipo de cútis, cabelos, barba, bigode, sobrancelha e íris.
Fonte: Portal G1