Por Emaísa Lima
Com o evento aberto ao público e contando com a presença da juazeirense e cantora de axé Ivete Sangalo, foi inaugurada uma unidade móvel com um mamógrafo digital, para realização de exames de mamografia, em mulheres de 40 a 69 anos, na tarde desta quinta-feira (09), na Orla 2, na cidade de Juazeiro. O evento se deu através de uma parceria do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo com o Instituto Avon,o Hospital de Câncer de Barretos e a Fundação Pio XII.
Sempre muito animada e atenciosa com todos, ajuazeirense Ivete Sangalo subiu ao palco cantou com o músico Allan Clebber e participou da inauguração, além de cortar a fita da unidade móvel de combate ao câncer de mama. “Eu agora estou com 25 anos e quando tiver 40 anos vou fazer o meu exame. Agora nós vamos para carreta, pois eu tenho show em Recife e eu vou para lá de carreta! Minha gente muito obrigada, viu, muito obrigada!”
A ação temcomo objetivo direto de gerar atendimento, de maneira gratuita, a toda populaçãodo Vale São Francisco e região, como nos conta o chefe do Departamento de Prevenção do Hospital de Barretos, na área de Mastologia, Raphael Luiz Haikel. “Esta carreta irá trazer para Juazeiro e região um grande ganho de qualidade e rapidez no exame. Nós tínhamos um aparelho bom, que realizou mamografias nos últimos sete anos, e nós vamos passar para um aparelho ótimo e tudo isto quer dizer rapidez na descoberta da doença e do seu diagnóstico.”
Equipamento
O equipamento, de última geração, foi doado com a parceria do Instituto Avon, que também ofertou a quantia de aproximadamente R$ 2.500.000 ao Instituto Ivete Sangalo, como nos conta o diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani. “Nós estamos cumprindo aqui o nosso objetivo que é o de apoiar instituições sérias que queiram enfrentar o câncer de mama. Nós não queremos mais ver mulheres morrendo de câncer de mama. Ao apoiar uma organização como esta unidade móvel, nós estamos levando a saúde, o serviço, o acesso da mamografia a mulheres que estão distantes do serviço. A unidade móvel tem este objetivo: já que as mulheres não vêm até o mamógrafo, nós mandamos o mamógrafo até a mulher.”
Falando a respeito dos benefícios à população e da parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, o secretário de Saúde, Cássio Garcia, fala. “É mais um avanço na qualidade do atendimento do combate ao câncer de mama para Juazeiro e toda região. O Instituto já desenvolve um trabalho de parceria com a Secretaria de Saúde, desde 2007, onde já foram realizados mais de 82 procedimentos, atendendo a toda região do Vale São Francisco. E anualmentesão em torno de 13.000 mamografias realizadas, oferecendo tratamento completo, diagnóstico, tratamento cirúrgico e quando se é necessário se encaminha para Salvador, com todo o acompanhamento depois.”
A unidade móvel ficará em Juazeiro até o final de outubro. Na sequência, segue para as cidades de Casa Nova, Sento-Sé, Remanso, Pilão Arcado, Curaçá, Uauá, Campo Alegre de Lourdes e Sobradinho – todas na Bahia.