Conversando com um irmão que viveu e trabalhou em importantes cidades e/ou Estados do País, aprendi, por seu intermédio, algumas lições. Perguntou-me certa vez: – “Você sabia que em Santos-SP é proibido dar esmola? Os malandros estão todos doidos”. Perguntei-lhe, -que acha você? Ele olhou para mim meio atravessado e deu uma gargalhada que quase não acaba mais.
O que vou dizer aqui, alguns não vão acreditar. Boa parte da violência hoje vem da esmola e da compra de votos. Vale apenas repetir o que aqui já disse: Luiz Gonzaga lá pelos anos 40 fez uma música pedindo ao governo para não viciar o cidadão e muito menos lhe matar de vergonha, dando esmola a um homem são.
Li recentemente no livro ARMAGEDOM – O fim da vida humana – de Cláudio de Castro, uma constatação. Um professor universitário revoltado com as esmolas de hoje, escreveu um contundente artigo sobre o bárbaro assassinato de uma professora na cidade de Recife, fato que acontece em quase todas as cidades do Brasil, principalmente aqui no Vale do São Francisco. Relato do professor: “Ele recebe a bolsa escola religiosamente no banco, com cartão magnético e com a certeza de que não haverá atraso, tudo isso para que estude, que freqüente a escola e cresça intelectualmente”.
Mas ele, a exemplo de uma boa parte dos jovens que são beneficiados do bolsismo, não está nem um pouco preocupado em estudar, em construir um país melhor.
“Papai Estado” lhe dá livros, colégio de graça, orientadores educacionais, farda e até alimentação (ele tem 16- anos e é menor de idade).
Mas o que lhe interessa mesmo é um “trinta oitão”, com todas as balas encaixadas e novas, facilmente adquiridas numa feira de “troca-troca” para sair por aí “fazendo paradas”.
Numa parada dessas, basta uma simples ação do dedo no gatilho e… “pumm”.
Uma bala certeira sairá e um corpo ficará no chão. No outro dia, ou vários dias depois, alguém denunciará o assassino. Ele será detido e sairá na imprensa, em letras garrafais a manchete; “Menor que assassinou a professora foi detido e segue para medidas socioeducativas na FUNDAC”.
Ali, como sempre haverá uma metamorfose e o menor assassino se transformará em um coitadinho, num viciado de maconha ou crack, numa vítima do Sistema.
“Após algum tempo, depois de recebido as tais “medidas socioeducativas” necessárias, o menor estará novamente nas ruas com um novo “trinta oitão” para, como uma ave de rapina ou lobo feroz fazer uma nova vítima”. Pummm!!!
Um pequeno detalhe: este é o terceiro assassinato cometido pelo menor. E agora?
O que expresso aqui, não tem nada de política e muito menos de politicagem. Se tivesse de escolher duas virtudes e dois defeitos do Governo atual, iniciaria pelas virtudes. Primeiro: a farmácia do trabalhador, um projeto imensurável. Segundo: a construção de residência para famílias de baixa renda.
Defeitos: bolsismo. Um projeto que confunde até os que recebem. Será que estou recebendo esmola ou vendendo o meu voto Segundo: proteger alguns aliados que sem o menor respeito à nação praticam corrupção, faltam com o decoro, mentem, prometem e não cumprem, pois sambem que nada acontecerá com eles, já que estão brindados. Por fim, torço para que o próximo governo diminua as esmolas e aumentem os investimentos, principalmente que venham de encontro ao povo.
Seriedade. Ética. Honestidade. É isso que o povo quer.
AS COISAS QUE EU VI, OUVI E VIVI.
Nada mais oposto à justiça do que a violência”
MAGOM – Contabilista, Administrador de Empresa e membro do Lions.