O Departamento de Segurança do Trabalho do SAAE de Juazeiro realiza até sexta-feira (17), treinamento voltado para a segurança na manipulação, manuseio e armazenamento de produtos químicos. O curso tem como objetivo garantir a integridade física e mental do trabalhador durante o exercício de suas atividades.
A atividade tem à orientação do engenheiro químico, Gualber Diego Magalhães da Silva e do técnico em segurança do trabalho/engenheiro ambiental, Cleuson Silva Cezário. “Os produtos utilizados no tratamento convencional de água para abastecimento apresentam variados graus de toxicidade e representam riscos químicos para os trabalhadores das unidades produtoras. Em todas as atividades laborais, os riscos e suas respectivas intensidades, aos quais os trabalhadores estão expostos, decorrem de fatores intrínsecos a estas atividades, tais como a tecnologia adotada, os insumos utilizados, e também o próprio projeto de trabalho (ou mesmo da inexistência dele) da unidade produtiva”, explicou Gualber Diego.
O técnico em segurança do trabalho e engenheiro ambiental, Cleuson Silva Cezário falou que a finalidade é evitar todo tipo de acidente. “Ao adotarmos as providências necessárias para prevenir e controlar os incidentes, estamos nos protegendo fisicamente, como também os equipamentos, materiais e o ambiente. A eliminação ou o controle de todos os incidentes deve ser a preocupação principal de todos aqueles que estiverem envolvidos nas questões de prevenção de acidentes ou controle de perdas”, enfatizou Cleuson.
Para o operador da Estação de Tratamento de Água do SAAE, Ramilsom Medeiros dos Santos, o curso superou suas expectativas. “O departamento de segurança está de parabéns. Trabalho todos os dias com produtos químicos e preciso ficar informado de que maneira posso me proteger de qualquer eventualidade”, disse Ramilson.
“Com os anos de trabalho criamos muita confiança e um curso com esse formato reforça que precisamos ter cautela durante a atividade e, principalmente, que é preciso ter o hábito de utilizar os equipamentos de segurança”, destacou o operador da Estação de Tratamento de Água, Williams Silva Nascimento.
Diversos cursos estão sendo oferecidos aos funcionários. “Queremos que os nossos servidores possam ter a oportunidade de se atualizar. É um momento também de tirar dúvidas em relação aos próprios equipamentos utilizados. Trabalhamos buscando prevenir acidentes e minimizar os riscos inerentes as atividades laborais”, ressaltou Joaquim Neto, diretor da autarquia.
Fonte: ASCOM SAAE/PMJ