Foi aprovado pelo MDS a Proposta 2014 onde prevê mais de dois milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA no Município de Petrolina, envolvendo cerca de mais de 600 Agricultores Familiares e contribuindo na rede de entidades socioassistenciais do município.
O Secretário Executivo de Segurança Alimentar do município em Petrolina/PE, Dario Lopes, destacou: “O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA alavanca a economia como um todo. O recurso aplicado pelo Programa circula no próprio município, proporcionando um melhor desenvolvimento econômico da agricultura familiar”.
Petrolina se destaca desde 2010 dentre as cidades com maior volume de recurso do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e faz parte das cidades do país que implementaram a modalidade de compra institucional, criada em 2012 ,que permite a prefeituras e governos estaduais adquirir alimentos da agricultura familiar com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, nos moldes em que a União opera o PAA. (Lei 10.969/2003).
O relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) divulgado dia 16/09/2014 em Roma, mostra que de 2002 a 2013 caiu em 82% a população de brasileiros considerados em situação de subalimentação, ou seja, o Brasil está, pela primeira vez, fora do Mapa Mundial da Fome.
A agricultora familiar Luciene Maria Vieira Santos, dos Projetos irrigados, destacou a importância de ter um Programa de valorização para a Agricultura Familiar. “É um dinheiro certo que vem do Governo. A gente já sabe quanto vai receber e dá para investir na produção. Eu me sinto mais segura hoje. Agora sinto orgulho de ser agricultora” concluiu.
O PAA é executado pelo Município através da Secretaria de Cidadania, e tornou-se uma ferramenta estratégica no fortalecimento ao combate a fome, onde se adquire a produção dos Agricultores Familiares cadastrados no programa e distribui a uma rede de entidades socioassistenciais que tem em suas demandas a população em maior vulnerabilidade social, ou seja, o PAA promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da Agricultura Familiar. Estas instituições atendem pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, idosos, deficientes e dependentes químicos
Para o prefeito Julio Lossio, a conquista só vem reforçar a luta pelo direito a alimentação adequada. “Eu acredito verdadeiramente na força da agricultura familiar, e tenho certeza que as ações que temos desenvolvido através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA na cidade, vem fortalecendo o combate a fome e fomentando o direito a alimentação adequada” Disse Lossio.