Devido instrução do Ministério da Saúde o 6ª Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) será antecipado em todo país, em Petrolina, a pesquisa acontecerá entre os dias 20 e 24 de outubro. Ao todo, 122 profissionais entre agentes de endemias e supervisores, da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, estão em campo a partir de hoje (20).
“A sexta pesquisa desse ano foi antecipada pelo Ministério da Saúde, pois o órgão realizará uma coletiva com a imprensa nacional para divulgar a situação epidemiológica e entomológica da dengue nos estados e municípios. Para isso é preciso antecipar o período da pesquisa”, explica o gerente de Endemias Jailson de Araújo.
Na última pesquisa Petrolina registrou baixo risco para uma epidemia de dengue com 0,7% para infestação predial. Os parâmetros do Ministério da Saúde para classificação de risco de epidemia de dengue são 0 a 0,99 % = baixo risco; 1 a 3,9 % = médio risco e acima de 4% = alto risco. O LIRAa tem o objetivo de identificar as áreas de risco para infestação do mosquito transmissor da dengue.
Fonte: ASCOM SMS/PMP