A II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Maniçoba realizada no último final de semana (17 a 19 de outubro), no clube social do distrito; oportunizou aos produtores dos perímetros irrigados um contato maior com a caprinovinocultura, despertando a importância do setor para a região. O evento que é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), da ACCOSSF e da Associação dos Produtores do distrito, também contou com a parceria da ADAB, EBDA, Sebrae, Codevasf, Univasf, CESOL e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Durante os três dias de evento o público presente pode conferir além da exposição de animais, apresentações culturais das escolas municipais do distrito, palestra sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS realizada pelo STRJ, e o dia de campo na fazenda Tiburuna sobre a criação de ovinos no sistema intensivo de pastagem.
O dia de campo sobre a criação de ovinos no sistema intensivo, foi o diferencial da feira, pois proporcionou aos criadores locais conhecer as instalações do aprisco, além do plantel de animais composto por ovinos da raça dorper e mestiças receptoras (que servem de barrigas de aluguel para a transferência de embriões). “Na ocasião os criadores também conheceram in loco o manejo das pastagens em piquetes, que consiste na pastagem rotativa em áreas subdivididas onde o sistema de irrigação é por aspersão e fértil irrigação”, explicou o supervisor da SEAPA, José Wilson Chaves (Chaveco).
De acordo com Djalma Alves dos Santos, produtor de Maniçoba, grande parte da carne caprina e ovina consumida pela comunidade é proveniente de outros municípios. “Com o advento da feira, a adesão de novas tecnologias e o potencial forrageiro que os projetos proporcionam, acredito que essa realidade em breve será modificada, um exemplo disso foram às novidades apresentadas no dia de campo. Percebemos que podemos aumentar a nossa produção, maximizando a produtividade com baixo custo”, declarou.
Já o produtor José Alves dos Santos Filho (Deca), declarou a importância do evento, informando que grande parte dos agricultores da região já foram criadores de ovinos. “Com esse evento acredito que a atividade será desenvolvida de forma mais profissional, resgatando antigos criadores e oportunizando mais uma fonte de renda para os produtores do distrito”, disse.
Um dos focos da feira foi a integração da caprinovinocultura com a área irrigada, uma nova realidade para os criadores da região. “Essa é uma alternativa mais que viável, onde os criadores poderão unir os dois potenciais da nossa região. Nessa edição demos destaque as potencialidades da cadeia produtiva e a agregação de novas tecnologias através da troca de experiências”, destacou o secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira.
O evento que também contou com a presença do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL) através da exposição de produtos provenientes do umbu (doces, geleias e compotas), foi finalizado com um churrasco de bode oferecido aos produtores e visitantes.
Fonte: ASCOM SEAPA/PMJ