As crianças do Pantanal precisam reaprender a plantar

fotoshorta2Plantar o próprio alimento é uma tarefa já esquecida pelos moradores das grandes cidades.  Desde a década de 1940, quando a comida industrializada tronou-se uma realidade e as grandes redes de  supermercado passaram a ditar a nossa dieta, ganhamos agilidade em nossa rotina, mas perdemos uma importante conexão com a natureza. Deixamos de compreender os ciclos do semear, cultivar e colher.

Hoje, mesmo em regiões distantes e isoladas, como o Pantanal, muitas crianças nunca viram uma horta. A facilidade para comprar alimentos nos supermercados reduziu o antigo hábito de se cultivar ao menos alguns legumes e frutas nos quintais. Os espaços das moradias também são cada vez menores e falta área nos quintais, muitas vezes completamente cimentados.  É claro que ainda existem muitas frutas nativas ou super adaptadas, como o caju, a goiaba e a manga, porém no coração do Pantanal o hábito de plantar vai aos poucos se perdendo.

Essa desconexão com o ambiente já pode ser notada nas novas gerações. Um dos alertas sobre os riscos desse processo vem do premiado escritor americano Michael Pollan. Em seu livro “O dilema do Ornívoro”, Polan nos relembra dos danos que essa nova forma de alimentação pode gerar tanto para nós, quanto para o planeta, como o aumento das emissões de gases que causam o aquecimento global, por exemplo. Outro alerta do autor é que as pessoas pararam de perceber que o seu alimento está dentro da cadeia natural e que começa na natureza, com as plantas e os animais. A perda desse importante elo faz parecer que nossos alimentos vêm magicamente do supermercado e não há ligação alguma com a qualidade do solo, as chuvas e a biodiversidade para a garantia da nossa nutrição.

Uma das ações do Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar, é ajudar a mudar essa realidade através de uma iniciativa simples: a construção de hortas nas escolas do Pantanal. A ideia é incentivar as crianças e os jovens da região a literalmente colocarem a mão na terra e se sentirem novamente partes integrantes do meio ambiente.

Desde setembro, o grupo de instrutores do Projeto dedica-se a criar um piloto para essas hortas na escola Duque de Caxias, em Cáceres, no Mato Grosso. A cidade está localizada às margens do rio Paraguai, o principal formador desse ecossistema. Mas, mesmo vivendo em uma das regiões de maior diversidade do país, a desconexão entre as crianças de Cáceres e o meio ambiente pode ser notada desde os primeiros dias de atividades na horta.

“Quando elas saem da sala e percebem que a atividade é trabalhar na horta a alegria toma conta. Muitas nunca colocaram a mão na terra para plantar nada”, afirma Orilzo de Campos Silva, instrutor de educação ambiental do Projeto Bichos do Pantanal. “A maior alegria delas é tocar a terra e ver as sementes crescerem”. As crianças também participaram da escolha das verduras que seriam plantadas. Para reduzir a necessidade de espaço, elas optaram apenas por folhas, que se integram melhor a dieta das escolas da região, como alface, rúcula e o agrião. A ideia é criar um sistema de hortas suspensas, compatível com os alagamentos da região, que possa ser reproduzido com facilidade em outras escolas do Alto Pantanal, onde o projeto atua.

O interesse das famílias foi outra surpresa que surgiu com as primeiras sementes dessa horta-laboratório. “Pedimos doação de alguns materiais reciclados para criarmos a parte suspensa da sementeira. E, todas as crianças trouxeram importantes colaborações de casas. Tem pai que veio até fotografar as mudinhas plantadas pelo filho”, diz Campos.

Além de estimular o plantio de alimento, a segunda etapa deste trabalho é criar  pequenos jardins botânicos nas escolas.  Vamos estimular que as crianças busquem as sementes nativas do Pantanal pela cidade, em suas casas, jardins e praças.  Depois elas plantarão essas espécies nativas da região em sementeiras.  Parceiros locais, como o Instituto Federal do Mato Grosso já nos apoiam também com a doação de mudas.  Uma das propostas é tentar usar futuramente essas mudas para reflorestamento das áreas degradadas nas margens do rio Paraguai.

Uma parceria entre o Projeto Bichos do Pantanal e o Instituto-E está concluindo um dos primeiros Inventários de emissões de gases do efeito estufa do Mato Grosso. O estudo consiste em um amplo levantamento das principais fontes emissoras de gases-estufa, que causam o aquecimento do planeta e são responsáveis pelas mudanças climáticas, no município de Cáceres.

A iniciativa vai nortear as ações futuras do Projeto, que também implantará ações de neutralização de carbono em Cáceres, através do reflorestamento de áreas degradadas, principalmente nas regiões de mata ciliar às margens do rio Paraguai. Além da neutralização das emissões de gases estufa (a partir do crescimento das plantas que capturam os gases nocivos e os convertem em oxigênio), o plantio das mudas nativas também auxilia no combate ao assoreamento do rio Paraguai, um dos principais problemas ambientais do Pantanal.

Outro importante passo serão as aulas na natureza para as crianças compreenderem a importância das espécies de flora para a manutenção da biodiversidade do Pantanal.  A reconexão entre as crianças e o jovens ao meio ambiente, através do plantio de hortaliças, é apenas parte do caminho de uma proposta muito maior.

Fonte: Época/Blog do Planeta

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More
Política Relevantes

Emendas parlamentares, um problema agendado para 2026

post-image

Sai ano, entra ano, e a liberação de emendas parlamentares volta a ser moeda de troca para que parlamentares apoiem projetos do governo. Neste 2025 — pré-eleitoral —, atrasos na liberação de verbas obrigatórias e diálogo revelado entre deputados mostrou parlamentares reclamando do dinheiro que não chega. E esse seria o motivo para descontentamento da Casa, que durante toda esta temporada pressionou o Palácio do Planalto.

Para 2026, o Congresso Nacional destinou R$ 61 bilhões a emendas parlamentares. Desse total, R$ 49,9 bilhões ficarão sob controle dos parlamentares — entre as individuais, de bancada e de comissão.

Pela legislação vigente, o pagamento de emendas deve ocorrer até, no máximo, três meses antes das eleições, regra estabelecida para evitar o uso eleitoral dos recursos às vésperas do pleito.

As emendas são instrumentos previstos na Constituição…

Read More
Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More