
Pela terceira vez em eleições gerais, a rede de diários do interior abrigada na Associação dos Diários do Interior (ADI-Brasil) e Central de Diários do Interior (CDI) realizou o seu Projeto Eleições. A primeira edição ocorreu em 2006 e se repetiu em 2010. O Projeto Eleições 2014 foi concluído na sexta-feira anterior ao pleito de segundo turno (24/outubro), com a publicação de entrevistas exclusivas com os candidatos à Presidência da República Aécio Neves e Dilma Rousseff em quase 150 diários de dez estados brasileiros e seus portais, com imediata repercussão em emissoras de rádio e TV, locais e regionais.
Os diários associados à ADI-Brasil, organizada em dez estados (BA, ES, RJ, MG, MS/MT, GO, RO, PR, SC e, RS),também receberam entrevistas exclusivas no primeiro turno com os três candidatos à Presidência com melhores índices nas pesquisas – Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT). O mesmo ocorreu em 2006 e em 2010, com resultados muito positivos. Isso porque há a percepção por parte de vocês, leitores, de que não se trata de conteúdo de agência ou de assessoria de imprensa, mas algo feito especialmente para o público dos diários do interior do país.
Em alguns estados, diários associados a ADIs estaduais cumpriram projetos similares, entrevistando especialmente candidatos ao Executivo estadual e ao Senado, trabalho que foi complementado com as entrevistas dos presidenciáveis. Mostramos ser uma engrenagem que funciona melhor se estiver ajustada aos vários pares, numa relação inequívoca de ganha-ganha: ganham os estados cujos diários do interior estão integrados pela ADI-Brasil, com a democratização e a descentralização da informação; ganham os leitores dos diários do interior, que tiveram à disposição informações não só relevantes e exclusivas, mas confiáveis; ganha o mercado publicitário, com projetos inovadores de integração e fortalecimento de mídia.
As entrevistas com os candidatos à Presidência da República, tanto no primeiro quanto no segundo turno, fruto do trabalho da coordenadora de Integração Editorial da Central de Notícias Regionais (CNR/ADI-BR/CDI), jornalista Andréa Leonora, e do jornalista Nícola Martins, geraram visibilidade para candidatos em regiões nas quais teriam dificuldade em chegar com suas campanhas. E isso foi reconhecido por partidos e por lideranças políticas de todas as regiões.
Os diários do interior saíram ainda mais fortalecidos e valorizados do processo eleitoral. Mais uma vez cumprimos o nosso papel de bem informar algo que, independentemente do resultado das urnas, continuaremos tratando como prioridade.
Ámer Felix Ribeiro, Presidente da ADI-BR






