No final de junho deste ano, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Administração (SEAD), iniciou a elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos do Município e na tarde desta última quarta-feira (29) os técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizaram a apresentação das etapas que já foram concluídas. Participaram da reunião os representantes das Secretarias municipais que compõem a equipe técnica que tem acompanhado todo o processo, e os sindicatos APLB, ASSOGESTRAN, SINDAE e SINTASE.
Após pouco mais de três meses o PCCR já está com mais de 50% dos trabalhos concluídos. Os técnicos da FGV dividiram a elaboração do Plano em cinco etapas e as três primeiras já foram finalizadas, sendo que a quarta fase está em andamento.
A primeira etapa foi o diagnóstico dos cargos e das carreiras existentes na PMJ. A segunda etapa foi a elaboração do Plano de Cargos, no qual ficou definido que haverá sete cargos amplos: auxiliar; assistente; assistente técnico; analista; professor; auditor fiscal e procurador, abrangendo todas as funções efetivas da Prefeitura e dos servidores do SAAE.
A terceira etapa é a elaboração do Plano de Carreiras. Ficou determinado que a gestão de carreiras será pautada pela meritocracia, um sistema baseado no reconhecimento e recompensa, no qual as posições hierárquicas são conquistadas pelos servidores que atingem os resultados estabelecidos.
O Plano de Carreiras também será baseado pela gestão de competências institucionais, comportamentais e técnicas. Este tipo de gestão detecta as competências que são importantes para a realização das atividades de um cargo e/ou função.
Para a Superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação e Esportes, Mary Adriana dos Santos Evangelista, a gestão pautada pela meritocracia é benéfica para os servidores: “Com esse plano, as classes vão ter como evoluir e conquistar salários melhores de acordo com suas competência e isso é vantajoso. A pessoa vai se preparar, buscar uma melhor formação e procurar ser um profissional melhor. Isso vai permitir que ela evolua, ou seja, o crescimento vai depender apenas do próprio servidor”.
Nesta semana foi iniciada a quarta etapa, que é o Plano de Remuneração. De acordo com o cronograma apresentado pelos técnicos da FGV, empresa responsável pela elaboração do PCCR, o prazo para conclusão é em março de 2015.
– Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR):
Um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração bem elaborado é um diferencial competitivo dentro de qualquer Instituição, pois estabelece uma política salarial eficiente e permite o crescimento profissional dos servidores de acordo com suas competências. O PCCR tem como objetivo alcançar o equilíbrio através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais.
Fonte: ASCOM SEAD/PMJ






