O presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, chega a Salvador nesta quarta-feira (1º de fevereiro) para lançar o Edital de Microprojetos da Bacia do São Francisco. O edital é voltado a atividades artísticas e culturais das populações da região da Bacia do Rio São Francisco. O lançamento será realizado às 19h, no Salão Nobre do Palácio da Aclamação.
As propostas para o edital devem ser feitas por jovens entre 17 e 29 anos ou beneficiar este público. Serão concedidos 1.050 prêmios no valor de R$ 15 mil cada, totalizando R$ 15,7 milhões. A grande novidade é que a Funarte adotou uma nova modalidade, a inscrição oral.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas mediante o envio de material solicitado através dos Correios. Os documentos exigidos, bem como o endereço de correspondência, estão descritos na minuta do edital, onde também se encontra o detalhamento de suas condições. Estas informações se encontram no site da Funarte.
Entre as principais metas do programa, estão o apoio a projetos artísticos e culturais de baixo orçamento, fixando a mão de obra local, a sustentabilidade econômica das populações, através de produtos culturais, a descentralização da política de fomento para a produção artística e sociocultural e o estímulo à cidadania cultural.
De caráter nacional, o edital irá atingir, somente na Bahia, um total de 115 municípios. O Edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco é voltado a atividades artísticas e culturais das populações da região da Bacia do Rio São Francisco, e vai contemplar trabalhos de artes cênicas, artes e expressões populares, artes visuais, audiovisual, literatura, moda e música.
Desafios
Para Antonio Grassi, um dos maiores desafios da Funarte é poder atuar em todas as regiões do país. Nesse sentindo ele destaca a importância de ações como o edital. Grassi cita a frase de São Francisco de Assis, santo que dá nome ao rio: “Quando o ser humano trabalha só com as mãos, é um trabalhador braçal, quando trabalha com as mãos e a cabeça é um artesão, quando trabalha com tudo isso e o coração, é um artista”.
O programa abrange 504 municípios que integram a Bacia do Rio São Francisco – segundo dados adotados pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco -, nos estados da Bahia, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe, onde vivem cerca de 15 milhões de pessoas. A ação representa uma continuidade dos microprojetos realizados anteriormente pelo Mais Cultura na região do semiárido e na Amazônia Legal.
Foto: Ilustrativa