
Os Mutirões de Limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) atenderam várias regiões de Juazeiro este ano, recolhendo mais de 5 mil toneladas de resíduos na cidade e zona rural. Um verdadeiro batalhão formado por garis e margaridas trabalhou incansavelmente para deixar as ruas do município limpas e conservadas, com serviços de varrição, capina, recolhimento de lixo e entulho e pintura de meio-fio. Os trabalhos que em geral duram de 14 a 25 dias, a depender da extensão da área, seguiram um planejamento diário elaborado pela SESP.
O gerente de Limpeza, Jorge Medrado, fez um balanço positivo dos Mutirões que é uma ação criada pelo governo municipal para atender cada região por completo e de maneira mais rápida. “Esse tem sido um trabalho realizado constantemente pela gestão. Entendemos que isso assegura o bem-estar da população e é ela quem pode contribuir mais efetivamente para a manutenção da limpeza, não descartando lixo na rua ou em dias em que não há coleta domiciliar”, ressaltou Jorge.
De acordo com o gerente alguns pontos em Juazeiro são comumente usados para o despejo de lixo e entulhos como é o caso do campo 1° de maio, nas proximidades do colégio Paulo VI e em frente ao prédio da Policia Federal. Jorge lembra que, vez por outra, manda limpar, mas, em poucos dias, a situação é a mesma.
“Mesmo com a realização da limpeza, os resíduos voltam a ser colocados nesses pontos. Boa parte do material espalhado é deixada pelos carroceiros que são contratados para transportar restos de construção. Esta ação pode causar muitos problemas para a população, além disso, percebemos que além da irresponsabilidade de quem joga lixo na rua, o descuido de terrenos baldios por parte dos proprietários também contribui para a formação desses pontos”, finalizou o gerente.
Fonte: ASCOM SESP/PMJ


