A equipe de Educação Ambiental da BR-235/BA realizará, no próximo sábado (24), a Oficina de Sabão Ecológico na comunidade de Caldeirão da Serra, em Uauá. A atividade está marcada para começar às 10h, com previsão para terminar às 12h. Uma pré-inscrição está sendo feita por líderes comunitários.
O sabão, que pode ser usado para lavagem de roupas e panelas, é feito de óleo comestível, além de desinfetante, soda cáustica e água. O objetivo da oficina é incentivar a coleta do óleo de cozinha e conscientizar sobre a reutilização do produto.
No período de duas horas, são explicados o modo de preparo, armazenamento e vantagens econômicas, sociais e ambientais do produto. A equipe do Programa de Educação Ambiental, contemplado na Gestão Ambiental da rodovia e executada pela Universidade Federal de Viçosa, produz o sabão juntamente com a população no momento da atividade. A comunidade recebe amostras para conferir a qualidade do produto.
Caldeirão da Serra será a segunda comunidade a receber a Oficina de Sabão Ecológico. Na última quarta-feira (14), foi a vez da população da Agrovila Caxangá aprender a como reciclar o óleo comestível. A atividade pretende percorrer cidades e povoados dos quatro lotes em obra da BR-235/BA.
Os trechos em obra totalizam 283,3 quilômetros de pavimentação. O primeiro, com 79,30 quilômetros de extensão, começa na divisa dos estados Bahia e Sergipe e vai até a cidade de Jeremoabo. O segundo, com 77,60 quilômetros, liga Jeremoabo a Canché. O lote 4, com 51 quilômetros, liga Uauá ao distrito de Pinhões. Já lote 5, com 75,40 quilômetros, liga o distrito de Pinhões à Juazeiro. O lote 3, de 75 quilômetros, encontra-se asfaltado e liga Canché a Uauá, passando por Canudos.
Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA




