Um ano após trauma, Lais quer morar em SP, mas sofre com acessibilidade

Lais souza (Foto: Arquivo Pessoal)                                  Lais faz fisioterapia em São Paulo nesta terça com auxílio de Denise Lessio (Foto: Arquivo Pessoal)

Em um ano, o conceito de vitória ganhou novos significados. Se antes a primeira ideia era associada a pódios e medalhas, agora Lais Souzaencara pequenos progressos físicos de forma parecida como vivenciava seu principais feitos como atleta. Desde 27 de janeiro de 2014, quando se acidentou em uma pista de esqui durante os treinamentos para os Jogos de Sochi, a ex-ginasta superou os momentos mais críticos de sua recuperação e ainda luta para recuperar os movimentos corporais do pescoço para baixo. As evoluções recentes – principalmente o aumento da sensibilidade nos membros superiores – a permitem sonhar com dias ainda melhores, e os planos mostram objetivos claros: um deles é voltar a morar no Brasil, tendo São Paulo como casa.

Nesta terça-feira, Lais está na capital paulista realizando uma bateria de exames para acompanhar sua condição física. Em fevereiro ela voltará ao Jackson Memorial Hospital, em Miami, onde realizou três séries de aplicações de células-tronco no ano passado, e será reavaliada pela equipe médica local. Só com base na análise destes dados é que as próximas etapas do tratamento serão definidas. Por enquanto, no Brasil, ela segue fazendo fisioterapia diariamente e comemorando as pequenas conquistas.

– Minha sensibilidade está bem melhor. Ainda não tenho a parte motora, mas a musculatura no bíceps, no antebraço e na mão está bem mais forte. É o maior progresso que venho sentindo. Tenho a sensação de que meu corpo não para, que está sempre tentando contrair. São minhas vitórias agora. Antes eu tinha movimento, força, uma entrega física, foco nas competições, acrobacias e tal. Hoje é diferente, é um foco mais interno no meu corpo, em tudo que sinto de diferente, cada pequena diferença. Eu sempre tenho o “plano A” de andar, caminhar, mas foco no meu dia a dia, no meu tratamento e na fisioterapia. Estou vivendo um dia após o outro, agora não posso ter erro – disse Lais, por telefone, ao GloboEsporte.com.

A ex-ginasta chegou ao Brasil no dia 13 de dezembro, data em que completou 26 anos. Desde então segue uma rotina complicada, já que além das sessões de fisioterapia ela cumpre uma série de compromissos com patrocinadores e imprensa. Apesar da correria, Lais comemora a boa recepção que teve dos compatriotas.

– Na verdade eu vim sentir o que estava acontecendo no Brasil, vim perceber qual seria a dificuldade. Algumas coisas surpreenderam, como o carinho das pessoas. O que estamos tendo de retorno e escutando todos os dias, que as pessoas estão rezando e pedindo para que eu melhore… Tem sido muito bom, tirando os problemas que estamos tendo.

Se o contato nas ruas está sendo positivo, com muitas mensagens de carinho e apoio, a logística ainda é um grande problema. O deslocamento em São Paulo foi facilitado pela doação de um carro adaptado pelo apresentador de TV Luciano Huck, mas a falta de acessibilidade na cidade é um grande obstáculo.

Lais souza (Foto: Arquivo Pessoal)
Lais recebeu recentemente a visita de Daiane dos Santos, que ajudou a alimentá-la (Arquivo Pessoal)

A fisioterapeuta e amiga Denise Lessio conta que qualquer simples deslocamento é complexo devido à má qualidade do asfalto, e os embarques e desembarques exigem tempo e paciência, já que ainda são poucos os lugares que possuem rampas e adaptações para receberem pessoas com mobilidade limitada. Esta é, inclusive, uma das grandes dificuldades na busca por um apartamento para alugar.

– Há lugares que ela frequentava e que hoje não é mais possível porque não tem uma entrada própria. Fora que as ruas são muito esburacadas. O carro está ajudando muito, mas mesmo a 20 km/h ainda chacoalha muito, ela bate a cabeça. É preciso muito cuidado para ela não se machucar durante o transporte, e fazer tudo com muita antecedência já prevendo esse tempo do trajeto lento. É complicado – desabafou Denise.

As dificuldades não se limitam ao deslocamento. Se nos Estados Unidos uma cuidadora auxiliava a mãe de Lais, agora Dona Odete acumula todas as atividades. O sacrifício em prol dos cuidados com a filha começaram exatamente há um ano, quando ela abandonou o trabalho de vendedora para viajar a Salt Lake City e acompanhar a recuperação em tempo integral.

– Eu tinha um emprego, mas larguei tudo para viver a vida dela. Eu tenho muita fé, e é o que me dá mais segurança. Eu agradeço todos os dias por qualquer sensibilidade, cada pouquinho que vai acontecendo, mesmo que devagar, porque ela está aqui comigo, viva e com saúde. É muito puxado porque tem as sondas, muitos remédios e é tudo muito caro. Gasta-se muito com um tetra (tetraplégico). Graças a Deus estamos tendo ajuda – disse Odete.

No dia 13 de janeiro foi publicado no Diário Oficial da União a sanção da presidente Dilma Rousseff à lei que concede pensão vitalícia a Lais. Aprovada pelo Congresso Nacional no fim do ano passado, a lei proposta pela deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP)  prevê pensão mensal e vitalícia a Lais em valor equivalente ao limite máximo do salário de benefício do Regime Geral de Previdência Social: R$ 4.390,24. Como a sanção é muito recente, a família ainda não teve acesso ao dinheiro. Por enquanto, a atleta está se sustentando com recursos fornecidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por patrocinadores e com a verba arrecadada na campanha “Força, Laís” – cerca de R$ 200 mil, de acordo com o pai da atleta.

Lais Souza, prêmio Brasil Olímpico (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Lais Souza foi homenageada na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

No dia 27 de janeiro de 2014, Lais treinava com a também ex-ginasta Josi Santos e o técnico Ryan Snow em uma pista de esqui em Salt Lake City. As brasileiras já haviam participado de todas as competições classificatórias do esqui aéreo para as Olimpíadas de Inverno de Sochi e aguardavam cortes das equipes que excediam o número limite de atletas por país com índice para confirmarem a vaga inédita para o Brasil na modalidade. O cenário se confirmaria, mas apenas Josi teria a oportunidade de competir. Naquela segunda-feira Lais perdeu o controle dos esquis e chocou-se com uma árvore, o que provocou uma torção na coluna cervical.

O primeiro boletim médico divulgado pelo Time Brasil confirmava a perda dos movimentos dos braços e pernas, mesmo após as cirurgias que realinharam a coluna. Lais superou o risco de morte, conseguiu respirar sem a ajuda de aparelhos e deixou a UTI, sendo depois transferida para o Jackson Memorial Hospital, em Miami. Na nova fase da recuperação, a paulista passou a integrar um projeto pioneiro com células tronco. Após três sessões de aplicações, ela viajou ao Brasil pela primeira vez desde o acidente.

– Os primeiros dias foram terríveis porque ela ainda estava correndo risco de vida, foram muito desgastantes. A da liberação dela do aparelho de respiração foi a grande alegria, o alívio para a gente que estava distante. Depois fomos acompanhando as melhorias com relação aos movimentos, têm sido poucas e gradativas, mas Graças a Deus, para o bem. Ela ter voltado para o Brasil foi muita alegria, apesar de a ter visto pouco devido a tantos compromissos. Mas estamos todos mantendo a esperança, ainda mais com essa possibilidade forte dela voltar a morar aqui perto  disse o pai, Antônio, que ainda vive com os dois irmãos de Lais em Ribeirão Preto.

Fonte: Globo Esporte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More